Anterior | Índice | Próxima

Médico garante Juninho na Copa da França

AJB 18/02/98 19h27
De São Paulo

Se Juninho tiver 1% de chance de recuperação, estará em campo dia 10 de junho, na estréia da seleção brasileira na Copa da França. A garantia é do fisioterapeuta Nivaldo Baldo, de Campinas, que deverá ser escolhido para acompanhar a recuperação do atacante do Atlético de Madri. Juninho desembarca quinta-feira pela manhã em Cumbica. O jogador sofreu fratura do perônio esquerdo e rompimento dos ligamentos do tornozelo numa partida do Atlético contra o Celta de Vigo, dia 1°. Operado, Juninho corre contra o tempo na esperança de fazer parte do grupo de 22 jogadores que vai ao Mundial.


Ex-presidente da Ponte Preta, Nivaldo Baldo, 45 anos, é há duas décadas um dos fisioterapeutas mais procurados por atletas com lesões ósseas e musculares. A lista de pacientes de sua bem equipada clínica, a Fisiosport, em Campinas, já teve nomes como Roberto Dinamite, Sócrates, Falcão, Zico, Amoroso, Oscar Schmidt e Hortência. Hoje, Baldo orientava a última sessão de fisioterapia do ex-lateral do Flamengo Charles Guerreiro, que operou o joelho e está à procura de clube para jogar.


A indicação do fisioterapeuta a Juninho foi feita por Amoroso, que há dois anos sofreu séria contusão no joelho, foi operado nos Estados Unidos pelo ortopedista Jimmy Andrews e se recuperou antes do tempo previsto. "A previsão do médico era que Amoroso teria de ficar afastado dos gramados durante um ano e dois meses. Sete meses depois ele já estava jogando", orgulha-se Baldo.


Apesar da experiência com fraturas e lesões de ligamentos, Nivaldo Baldo não quer arriscar prognóstico sobre a volta de Juninho aos gramados a tempo de jogar a Copa do Mundo. Baldo conversou com os médicos que operaram o jogador na Espanha, mas, sem uma análise das radiografias, não quis fazer prognóstico.


De acordo com o fisioterapeuta, uma contusão como a que Juninho sofreu exige um tempo de recuperação de no mínimo dois meses e meio. "A coisa foi séria, tanto que um parafuso de 14 milímetros foi implantado. Não podemos colocar toda a cirurgia em risco com uma recuperação apressada, mas uma coisa garanto: no que depender da gente, não vamos economizar sábado, domingo ou feriado para colocar Juninho em condições de jogo. Se ele tiver 1% de chances de se recuperar, vamos fazê-lo ir à Copa".




Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.