Anterior | Índice | Próxima

Montadora patrocina rivais em busca de 'cidadania gaúcha'

Por Sandra Hahn 18/02/98 19h30
Agência Folha
De Porto Alegre

A General Motors do Brasil assinou nesta quarta-feira um contrato de patrocínio com os dois maiores clubes de futebol do Rio Grande do Sul. A montadora de automóveis vai exibir com exclusividade suas marcas e produtos nas camisetas de Grêmio e Internacional até 31 de dezembro do ano 2000.

A General Motors não informou o valor do contrato. Os presidentes dos clubes, porém, afirmaram que o valor do patrocínio equivale a cerca de R$ 7 milhões para cada time por três anos.

O contrato permite uma estratégia diversificada de marketing. A General Motors vai colocar painéis nos estádios Beira-Rio (Inter) e Olímpico (Grêmio), realizar promoções para divulgação ou lançamento de produtos durante os jogos e vender em suas concessionárias ingressos para partidas realizadas no Rio Grande do Sul.

O diretor de Assuntos Corporativos e de Exportação da General Motors, José Carlos Pinheiro Neto, disse que, com o contrato, a indústria ''pode registrar sua cidadania gaúcha de forma inequívoca, adotando por um período longo os dois grandes times gaúchos''.

Para ele, o patrocínio aos clubes ''é uma demonstração inequívoca do interesse da GM em participar da vida gaúcha''.

Em nota à imprensa, a empresa disse que optou por patrocinar os dois times ''devido à tradicional e marcante polarização dos dois clubes e à imensa rivalidade entre Grêmio e Internacional''.

Pinheiro Neto negou que a iniciativa seja uma forma de compensar eventual prejuízo à imagem da empresa no Estado gerado por críticas dos partidos de oposição ao governador Antônio Britto (PMDB).

Entre outros benefícios, a General Motors obteve um financiamento de R$ 253 milhões do governo estadual para construir sua fábrica no Estado. Os primeiros carros devem ser produzidos no final de 1999.

Pinheiro Neto disse que recebeu, há quase dois meses, um telefonema do governador, sugerindo o patrocínio aos dois times.

Os clubes apresentaram ontem as camisetas com o logotipo Chevrolet, uma divisão da GM, em solenidade no Palácio Piratini (sede do Executivo). Os jogadores Fernando e Christian, do Inter, e Tinga e Danrlei, do Grêmio, vestiram as novas camisetas.

Os contratos de Inter e Grêmio com seus atuais patrocinadores (Aplub e Renner) haviam terminado em janeiro. Os fornecedores de material esportivo Adidas e Penalty vão produzir os uniformes com a nova marca.

Pinheiro Neto disse que a experiência gaúcha não será repetida em outros Estados. O diretor da GM afirmou que Inter e Grêmio vão receber pagamentos adicionais cada vez que vencerem um campeonato. Além do futebol profissional, a GM patrocina equipes de futebol de salão em São Caetano do Sul (SP).

A General Motors do Brasil encomendou pesquisas para conhecer as características de colorados e gremistas, que formam as duas maiores torcidas de futebol do Rio Grande do Sul. Inter e Grêmio serão patrocinados pela montadora nos próximos anos.

Os resultados das pesquisas ainda não estão prontos, segundo o diretor de assuntos corporativos e de exportação da GM, José Carlos Pinheiro Neto. ''Foi tão pouco tempo (de negociações) que ainda não tivemos resultados de pesquisa, que estão sendo feitas'', afirmou.

Os dados vão permitir a adaptação do marketing da companhia às particularidades de cada torcida. Isso poderá significar até mesmo a divulgação de produtos diferentes, incluindo carros, em promoções específicas com o Inter ou com o Grêmio, disse o diretor.

Apesar da possibilidade de usar estratégias diferentes, o diretor da General Motors declarou que os contratos com os dois clubes são idênticos.

As torcidas vão conhecer os novos uniformes com o patrocínio da empresa em 4 e 5 de março, conforme previsão dos diretores de marketing dos clubes.

No dia 4, o Grêmio enfrenta o Vasco pela Libertadores da América. O Inter joga no dia seguinte contra o América (MG) pela Copa do Brasil.

O diretor de marketing do Grêmio, Carlos Keller, disse que as novas camisetas deverão ser vendidas na semana do jogo contra o Vasco.


Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.