Anterior | Índice | Próxima

Distribuição de remédios para Aids será informatizada

Agência Folha 23/05/97 11h39
De São Paulo

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira a criação de um sistema informatizado de monitoramento de distribuição de medicamentos para tratamento de Aids. Até o início de julho, os pacientes terão um cartão magnético, no qual estarão todas as informações sobre seus dados pessoais e de saúde.

A idéia, segundo o coordenador do Programa Nacional de DST Aids, Pedro Chequer, é permitir que o paciente cadastrado na rede pública de saúde possa retirar os medicamentos em postos de saúde do país. Além disso, aumentará o controle de distribuição dos remédios. ''Com o sistema, teremos um controle do estoque de medicamentos. A terapia continuada só é efetiva se o paciente observar a posologia. Se não tiver estoque, o tratamento é interrompido'', afirmou.

Segundo ele, o sistema representará uma economia de US$ 1 bilhão ao governo, pela maior previsão de consumo de medicamentos. Os cartões serão distribuídos nos postos de saúde a partir do início de julho, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde estão 80% dos pacientes de Aids. A partir de agosto o sistema deverá estar implantado em todo o país.


Anterior | Índice | Próxima