Anterior | Índice | Próxima

Santa dos endividados atrai 100 mil fiéis

AJB 16/10/98 17h23
Do Rio de Janeiro

Pelo menos 100 mil fiéis, segundo o padre Fernando, passaram hoje pela Igreja de Santa Edwiges, em São Cristóvão, zona norte do Rio. Mais conhecida como a protetora dos endividados, Santa Edwige atrai, a cada ano, um número maior de pessoas buscando alcançar uma graça.

"Ela ganhou essa fama porque pagava as dívidas dos aprisionados para que esses fossem soltos. Naquela época as pessoas eram presas por dever a seus patrões", explicou o padre Fernando.

A Igreja celebra hoje missa de hora em hora, desde as 6h da manhã até as 20h.

Guardas Municipais tiveram que fazer um esquema especial para controlar o fluxo de pessoas que queriam entrar na Igreja.

Filha de família nobre e cristã Santa Edwiges nasceu na Alemanha em 1174. Seu nome significa "a lutadora". Aos 12 anos casou-se com um nobre polonês e se mudou para a Polônia, onde ajudou aos pobres e desvalidos. Após vinte anos de matrimônio, ela e o marido resolvem viver como irmãos, dedicando-se exclusivamente à caridade. Sempre com o intuito de amparar e instruir os pobres na formação religiosa, Santa Edwiges foi um modelo de vida cristã. Cuidava pessoalmente dos doentes e visitava os encarcerados, mandando libertar os inocentes e procurando resgatar os culpados.



Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.