Índice | Próxima

Mais um bebê morre por infecção hospitalar em Belo Horinzonte

Da Redação 17/12/1999 09h13
Em São Paulo

Mais um bebê morreu na madrugada desta sexta-feira (17) em conseqüência de uma infecção na maternidade do hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte (MG), informou a rádio CBN. Até quinta-feira haviam sido registradas as mortes de três bebês. O berçário foi isolado.

A bactéria que causou as mortes, por infecção generalizada (septicemia), foi identificada como sendo a Enterobacter, que é multirresistente à ação de antibióticos e de perfil agressivo.

Apesar de a bactéria não apresentar uma manifestação específica no quadro clínico dos bebês, os três primeiros bebês que morreram tiveram problemas respiratórios.

O secretário municipal da Saúde, Marílio Malagutti Mendonça, nomeou uma comissão de sindicância para apurar as causas das mortes.

Na quinta-feira, o diretor clínico do hospital, José Carlos da Silveira, afirmou que dos dez bebês de médio risco que estavam no berçário, três haviam morrido, dois tinham recebido alta e um, em estado grave, aguarda vaga no CTI (Centro de Terapia Intensiva). Foi este bebê que morreu na madrugada desta sexta.

"Interditamos o berçário onde houve as mortes para desinfecionar o local, como prevê a comissão de controle de infecção hospitalar. O berçário será liberado em 48 horas", disse Silveira.

O Ministério Público informou que, se as famílias cujos bebês morreram registrarem queixa na delegacia e for aberto inquérito policial, poderá mover uma ação criminal contra o hospital, que assumiu a ocorrência da infecção.

As famílias também podem pedir ação indenizatória na Justiça, mediante representação via advogado de defesa.

Colaborou Agência Folha em Belo Horizonte


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.