Índice | Próxima

Estudo do IBGE aponta que 25% da população jovem é pobre

Da Redação 17/12/1999 11h55
Em São Paulo

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgaram nesta sexta-feira o perfil da população jovem brasileira. O levantamento intitulado "Crianças e Adolescentes: Indicadores Sociais" aponta dados estatísticos sobre as condições socioeconômicas em que vive a população jovem (entre 0 e 17 anos) no Brasil.

Segundo o levantamento, 25% das pessoas nessa faixa etária podem ser consideradas pobres, já que vivem em famílias com até meio salário mínimo de renda per capita. Na primeira infância, 37,7% vivem nessas famílias de baixa renda, sendo que no Nordeste esta proporção alcança 61%. Entre a população em idade escolar obrigatória 35,4% vivem em famílias pobres.

A maior causa de morte entre os jovens de 15 a 19 anos é a chamada "causa externa" (homicídios, acidentes), representando quase 75% das mortes. Homicídio é apontado como a principal causa de morte, seguido de acidente, que corresponde a 25% das mortes.

A população dessa idade deve apresentar uma pequena redução nas próximas décadas, de 17,3 milhões para 17,1 milhões, com tendência a permanecer estável.


Índice | Próxima


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.