BUSCA Miner



Índice | Próxima

Morre o cardeal John O’Connor, importante figura da Igreja nos EUA

Da AP 04/05/2000 11h27
Em Nova York (EUA)

O cardeal de Nova York, John O’Connor, uma das figuras mais importantes da Igreja Católica nos Estados Unidos, morreu na noite de quarta-feira (3), aos 80 anos de idade, anunciou nesta quinta-feira (4) seu porta-voz .

O’Connor, que deslumbrou a população de Nova York por sua prudência e ardor, além de sua tenaz oposição ao aborto e à homossexualidade, estava em repouso desde que se submeteu a uma cirurgia no cérebro, no ano passado.

O cardeal morreu em sua residência, na Catedral de St.Patrick, localizada na 5ª Avenida, em Manhattan. Pouco antes, havia entrado em coma.

Segundo seu porta-voz, Joe Zwilling, em seus minutos finais de vida, ele O’Connor estava acompanhado de sua irmão, outros parentes, funcionários da arquidiocese e de outros padres.

Desde que foi extirpado um tumor de seu cérebro, em agosto do ano passado, o cardeal não conseguiu se recuperar plenamente. Mesmo quando chegou a celebrar missa, se mostrava bastante esgotado. Em fevereiro, viajou para Itália para se despedir do papa João Paulo 2º, que ainda não nomeou seu sucessor.

Desde 1985, quando foi elevado a cardeal, O’Connor se tornou o líder espiritual de quase 2,5 milhões de católicos em Manhattan e outros oito condados do Estado de Nova York.

O cardeal liderou uma forte oposição às leis locais sobre os homossexuais, chegando a expulsar de uma igreja um grupo de gays que se reunia no local há anos.

Em 1989, os ativistas gays responderam à sua oposição se acorrentando e jogando preservativos para o alto durante uma missa na Catedral de St.Patrick.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA