BUSCA Miner



Índice | Próxima

Presidente russo assina tratado de redução de armas nucleares

Da AP 04/05/2000 11h32
Em Moscou (Rússia)

O presidente Vladimir Putin assinou nesta quinta-feira (4) o Tratado Start-2, dando seu aval à aprovação do Parlamento russo ao plano de redução dos arsenais nucleares da Rússia e Estados Unidos, informou a assessoria de imprensa da Presidência.

O tratado obriga os dois países a reduzir seus arsenais a um total de 3.000 e 3.500 ogivas nucleares cada um e foi aprovado no mês passado por ambas as câmaras do parlamento, fazendo com que fossem retomadas as negociações, estagnadas há sete meses.

Putin, que venceu a eleição em março deste ano, tem feito da redução das armas nucleares um dos principais pontos de sua política. Seu antecessor, Boris Yeltsin, não conseguiu fazer com que o parlamento aprovasse um acordo, devido à intensa oposição de comunistas e nacionalistas.

Ele advertiu aos Estados Unidos que abandonará todo acordo de controle de armas se o governo americano seguir em frente com seus planos de instalar um sistema limitado antimísseis.

O presidente russo sustenta que, se o governo dos Estados Unidos assim o fizesse, violaria o Tratado de Mísseis Antibalísticos de 1972 e provocaria uma corrida armamentista nuclear.

As novas emendas ao Start-2 deverão ser aprovadas pelo Senado dos Estados Unidos para entrar em vigor, embora a aprovação por Putin dá oportunidade para negociar novas reduções armamentistas.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA