Índice | Próxima

Tropas indonésias atiram para dispersar manifestantes

Reuters 21/05/99 10h43
De Jacarta

Tropas indonésias deram tiros para o alto para dispersar manifestantes que caminhavam em direção ao parlamento do país num protesto para marcar o aniversário de um ano da queda do presidente Suharto, nesta quinta (21).

Mais de 3 mil estudantes se reagruparam após a ameaça das tropas. Vários estudantes e pelo menos três policiais ficaram feridos no confronto. A polícia também bateu nos manifestantes, deixando muitos feridos em outras manifestações ao longo do país.

Foi o maior ato de violência na capital da Indonésia nos últimos três meses e a mais séria no país desde a campanha oficial para eleições parlamentares em 7 de junho que aconteceu na quarta.

A ditadura do presidente Suharto terminou em 21 de maio do ano passado em meio a protestos de estudantes e a pior crise economica e política do país em décadas.

Cerca de 1,2 mil pessoas morreram em protestos somente em Jacarta. Em maio do ano passado, dezendas de milhares de estudantes invadiram o parlamento indonésio pedindo a saída de Suharto.

O governo agora está investigando uma denúncia de corrupção contra Suharto, acusado de fazer uma fortuna de um bilhão de dólares durante seu governo.



Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.