BUSCA Miner



Índice | Próxima

Ex-guarda-costas de Hugo Chávez chega no Brasil

27/05/2000 16h10
da Reuters
em Brasília

O ex-chefe dos guarda-costas do presidente venezuelano Hugo Chávez chegou ao Brasil nesta sexta-feira (26), depois de fugir do país alegando ter recebido ameaças de morte das forças de segurança do Estado, afirmou o Ministério do Exterior brasileiro.

Luis Pineda, que foi chefe de segurança de Hugo Chávez na eleição presidencial de 1998, recebeu visto de turista e viajou de avião a São Paulo, depois de passar boa parte da semana na embaixada brasileira, onde pedia asilo político no Brasil.

"A embaixada brasileira entrou em contato com as autoridades venezuelanas e foi informada de que os temores de Pineda são infundados", disse o Ministério em um comunicado à imprensa.

Segundo a embaixada, as autoridades da Venezuela afirmaram que Pineda pode "deixar o país a qualquer momento e retornar quando quiser".

Luis Pineda chefiou a polícia secreta da Venezuela, a Disip, até romper com o governo, três meses atrás, ao lado de vários outros aliados próximos de Chavez. Ele disse a jornalistas que três homens armados que pareciam ser agentes de segurança tentaram sequestrá-lo no domingo.

O Ministério informou que Pineda se hospedou com um de seus irmãos, que reside em São Paulo. O órgão não informou se o governo brasileiro excluiu a hipótese de lhe conceder status de exilado em algum momento futuro.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA