BUSCA Miner



Índice | Próxima

EUA exumam cadáver em busca do pistoleiro Jesse James

30/05/2000 17h38
da Reuters
em Granbury (EUA)

Os restos do homem que alguns acreditam ser o fora-da-lei Jesse James foram exumados nesta terça-feira (30) para testes de DNA que tirariam a dúvida sobre o verdadeiro destino da figura lendária que alguns afirmam ter morrido no Estado do Texas, 69 anos mais tarde do que afirmam os livros de história.

A versão mais aceita conta que James foi morto a tiros por um membro de seu próprio bando em 3 de abril de 1882 no Estado do Missouri (região central dos EUA). Um túmulo ali leva o nome dele.

Mas muitas pessoas em Granbury, no Estado do Texas, acreditam que Jesse James fingiu sua morte no Missouri antes de se mudar para a cidade, onde viveu até 1951, quando então teria 103 anos de idade. O corpo dele estaria enterrado ali.

Após décadas de especulação, a exumação foi pedida por Bud Hardcastle, pesquisador da vida do pistoleiro, e por três netos dele.

Amostras de DNA de ossos do homem enterrado em Granbury serão comparadas com as de descendentes de James para determinar se aquele é o corpo do fora-da-lei.

Os testes serão realizados apesar de resultados de um exame similar feito em 1995 terem chegado à conclusão de que o corpo de James está na cova do Missouri.

James aprendeu a atirar como membro dos confederados durante a Guerra Civil dos EUA. Depois da vitória do norte, em 1865, James e seu irmão Frank deram início a uma vida de crimes.

Em 1882, um dos homens do grupo do pistoleiro, Robert Ford, teria atirado em James para receber uma recompensa de US$ 10 mil por ele.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA