BUSCA Miner



Índice | Próxima

Enviado da ONU elogia paz no Líbano

30/05/2000 18h27
da Reuters
em Naqoura (Líbano)

O enviado da ONU (Organização das Nações Unidas) ao Oriente Médio, Terje Roed-Larsen, disse nesta terça-feira (30) que as medidas de segurança tomadas no sul do Líbano haviam diminuído a tensão ao longo da fronteira de Israel.

As afirmações de Larsen foram feitas enquanto equipes técnicas da ONU trabalhavam para verificar se a retirada de Israel do sul do Líbano, ocorrida na semana passada, havia sido completa.

Segundo o enviado, o trabalho de verificação do lado israelense deve terminar na quarta-feira. Terminada essa fase, os cartógrafos e técnicos da ONU irão para o território libanês.

A confirmação pela organização internacional de que a retirada israelense foi completa é condição para a transferência de tropas libanesas na região.

Larsen viaja também na quarta-feira para Damasco, capital da Síria, para discutir com autoridades do país medidas para garantir a segurança na fronteira entre o Líbano e Israel.

A Síria é a principal força estrangeira em território libanês e, segundo analistas, controla o Hizbollah, grupo islâmico que lutou contra os 22 anos de ocupação israelense.

Larsen ainda elogiou as medidas tomadas pelo Líbano para garantir a segurança na fronteira. "O desembarque de forças de segurança (libanesas) e de membros da inteligência militar no sul" permitiram a manutenção da calma, disse Larsen.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA