BUSCA Miner



Índice | Próxima

Polícia do Zimbábue coloca fim à invasão de fazenda

30/05/2000 18h33
da Reuters
em Harare (Zimbábue)

A polícia do Zimbábue agiu pela primeira vez nesta terça-feira (30) para colocar fim à invasão de uma fazenda de propriedade de um branco.

Além de ter contido a invasão, as forças de segurança do país africano advertiram que iriam colocar fim à violência política, que vem marcando o período que antecede a eleição marcada para os dias 24 e 25 de junho.

O MMD (Movimento para a Mudança Democrática), maior partido de oposição, afirmou que a polícia parecia estar se mostrando mais ativa na aplicação da lei do que vinha ocorrendo desde janeiro, quando veteranos da guerra de independência começaram a invadir fazendas cujos proprietários eram brancos.

Centenas de propriedades rurais foram ocupadas pelos veteranos, que afirmam lutar pela redistribuição de terras. Ao lado das invasões, o país testemunhou também uma onda de violência que deixou 29 mortos, em sua maioria membros da oposição.

Segundo o MMD, a polícia expulsou veteranos de guerra de uma fazenda da região de Chimanimani, leste do Zimbábue, pertencente a Roy Bennett, candidato a deputado pelo partido.

Um grupo de 60 veteranos de guerra ocupava a fazenda de Bennett havia três semanas. David Coltart, secretário jurídico do MMD, afirmou que os invasores haviam sido retirados da propriedade.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA