Índice | Próxima

Segunda reeleição do Fujimori gera protestos no Peru

Da AP 30/12/1999 19h06
Em Lima


A Frente Patriótica, influente organização popular, decretou nesta quinta-feira (29) uma desobediência civil no departamento de Loreto, o maior do Peru, em protesto contra a decisão do presidente Alberto Fujimori de candidatar-se a uma segunda reeleição consecutiva, apesar da proibição constitucional.

O prefeito de Loreto, Marciano Riva, disse à Associated Press que "os comandos militares e da polícia tomaram todas as medidas para garantir a ordem e evitar ataques a propriedades públicas e privadas. "Não haverá repressão, mas se houver alguma alteração da ordem as forças de segurança agirão conforme da lei", disse.

Loreto, com uma área de quase 370 mil quilômetros quadrados, é o maior departamento do país, rico em hidrocarboneto, e faz limite com o Equador, Colômbia e Brasil.

Segundo Riva, opositores à candidatura de Fujimori para as eleições de nove de abril de 2000, picharam, esta madrugada, muros de diversos bairros de Iquitos, capital de Loreto, com frases como "Insurgência Popular", "Não à reeleição", e "Resistência Civil".

A Frente Patriótica de Loreto disse em um comunicado que "o tirano Fujimori, em cumplicidade com a máfia que o sustenta, violou a Constituição de 1993 ao se inscrever como candidato para um terceiro mandato presidencial".

Por isso, segundo um "acordo adotado em assembléia popular, foi decretado estado de desobediência civil em Loreto, sustentado pelo artigo 46 da Constituição", acrescentou.



Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.