Anterior | Índice | Próxima

PSDB quer fortalecer politicamente candidato ao governo do Rio
 

AJB 30/05/98 16h38
Do Rio

Com uma visita ao presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília, na próxima quarta-feira, o candidato do PSDB a governador do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Correa da Rocha, pretende dar início à nova fase na sua campanha.

O PSDB quer dar importância nacional à candidatura tucana no Rio de Janeiro, esvaziada com a desistência do governador Marcello Alencar de concorrer à reeleição. Ser recebido pelo presidente é um indicativo de prestígio que, na avaliação dos tucanos, impressiona bem o eleitor.

Luiz Paulo também fará visitas aos presidentes do Senado, Antônio Carlos Magalhães, do PFL, e da Câmara, Michel Temer, do PMDB. "Luiz Paulo não será somente o candidato que fez as obras do Rio. Será isso e mais ainda. É o candidato do presidente, a pessoa mais informada sobre o Rio de Janeiro, mas que também fala de temas nacionais, do MST, do desemprego", diz o deputado federal tucano Márcio Fortes, que promoveu o encontro de Luiz Paulo com o presidente.

No Palácio do Planalto estarão ainda o governador Marcello Alencar, a bancada de deputados federais e a Executiva Nacional do PSDB. A intenção dos tucanos do Rio é que Luiz Paulo ganhe visibilidade no país.

O PSDB vê como ponto muito positivo na candidatura o fato de Luiz Paulo ser um técnico, tocador de obras, engenheiro e funcionário de carreira do Estado. O problema é ficar só nessas qualidades. Ele está se preparando para falar sobre temas nacionais, dar respostas sobre os assuntos mais diferentes aos quais os candidatos sempre estão expostos.

A idéia é que Luiz Paulo não seja questionado somente sobre quantos milhões investiu-se em determinada obra ou qual a extensão da via expressa que passará por vários municípios da Baixada Fluminense, a Via Light. O candidato a governador vai dar sua opinião sobre saques no Nordeste, ocupações dos sem-terra ou aumento das taxas de desemprego.

A programação de fortalecimento político da candidatura continuará quinta-feira, quando a Executiva Nacional do PSDB viajará para o Rio. Começa nesse dia a preparação do programa de governo. Representantes dos Estados acertarão a linha do discurso tucano na eleição,.

No dia seguinte, o esboço do programa será apresentado em uma reunião com 200 pessoas. Apresentado oficialmente ao PSDB do país todo, Luiz Paulo parte para a campanha menos atrelado à imagem de Marcello Alencar. O governador estará nos comícios, mas o PSDB quer marcar a imagem do candidato, embora reconheça as dificuldades de enfrentar duas candidaturas de políticos acostumados a disputar eleições, como César Maia, do PFL, e Anthony Garotinho, do PDT.

© AJB 1998

Anterior | Índice | Próxima



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.