Índice | Próxima

Social-democratas austríacos desculpam-se por ligação com nazistas

Da Reuters 06/04/2000 16h46
Em Viena (Áustria)

O Partido Social Democrata da Áustria, atualmente na oposição, desculpou-se nesta quinta-feira (6) por ter dado abrigo político a ex-nazistas após a Segunda Guerra Mundial.

O novo líder dos social-democratas, Alfred Gusenbauer, afirmou que seu partido, que governou a Áustria de 1970 até fevereiro passado, quando perdeu o poder para uma coalizão de centro-direita, lamentava profundamente ter abrigado ex-nazistas.

Apesar de leis determinando que ex-membros do partido nazista fossem processados, muitos escaparam de uma punição e foram rapidamente reintegrados à cena política austríaca.

Entre os ex-nazistas ou ex-simpatizantes do nazismo que ingressaram no Partido Social Democrata então o psiquiatra Heinrich Gross, acusado de participar do assassinato de crianças em uma clínica de Viena em 1944, quando a Áustria era parte do Terceiro Reich, comandado por Adolf Hitler.

"Esse foi o cenário que permitiu que alguém envolvido de uma forma particularmente desumana com o regime nazista, como Heinrich Gross, fizesse carreira depois de 1945 de uma maneira da qual devemos nos envergonhar profundamente hoje", disse Gusenbauer.

Gross, 84, tornou-se um importante neurologista da Áustria do pós-guerra apesar das diversas tentativas de levá-lo a julgamento. O psiquiatra ingressou no Partido Social Democrata em 1953, mas foi expulso em 1981 devido a seu suposto envolvimento em um programa de eutanásia de inspiração nazista.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.


Índice | Próxima




O conteúdo Reuters é de propriedade intelectual da Reuters Limited. Qualquer cópia, republicação ou redistribuição do Conteúdo Reuters, inclusive por armazenamento rápido, enquadramento ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters. A Reuters não será responsável por quaisquer erros ou atrasos no Conteúdo, ou por quaisquer medidas tomadas na ocorrência fos fatos ora descritos.