Comentários


Comentários de Fernando Farrugia Albacete
Em 21/07/2009 08h56
20/07/2009 - "Governo interino de Honduras anuncia que estuda tirar país de bloco chavista"
A crise política hondurenha entrou numa fase que três opções são possíveis para o desfecho, visto que Micheletti já deixou bem claro que não voltará a dar o poder para Zelaya.
A primeira é que, com a falta de apoio dos países do sistema internacional, sem ajuda financeira, comercial, social, etc. esse governo interino não sobreviva no poder.
A segunda é que mesmo com a falta de reconhecimento de todo o sistema internacional, o governo interino sobreviva, mas com a condição do isolamento, a exemplo do que aconteceu com Cuba, do que acontece com a Coreia do Norte e do que, provavelmente, acontecerá com o Irã.
Supondo que o segundo caso prevaleça, a única forma de tirar Micheletti do poder é militarmente. Mas quem é o país que vai querer 'emprestar' o seu exército para que a democracia volte à Honduras? Venezuela? Bom, Chávez está louco para entrar em uma guerra desde a crise diplomática ente Colômbia e Equador com a invasão do território equatoriano. Mas se Chávez invade Honduras, será que os Estados Unidos iriam gostar? Porque afinal de contas o governo Micheletti tem uma clara decisão de se afastar do governo venezuelano.
Falando em Venezuela, como ela pode exigir que a democracia volte a Honduras, se a democracia da própria Venezuela já está bastante debilitada? Se é que ela ainda existe naquele país.

Em Honduras
10 opiniões
avalie fechar
Em 06/03/2009 08h19
"EUA esperam participação do Irã em conferência sobre Afeganistão"
Obama está indo pelo caminho certo. Não é com sanções ou ameaças de possíveis ataques que o Irã vai deixar de querer fabricar armas nucleares. (Apesar de o governo iraniano declarar que são para fins pacíficos).
Já se viu que esse tipo de pressão não surtiu efeito algum, por isso, deve-se mudar a tática. E agora a tática é uma aproximação amigável. Que, acredito, surtirá mais efeito e, assim, os EUA podem 'atingir o seu objetivo' que é conter uma possível ameaça iraniana.
Ameaça porque um país que é contra-EUA ter uma arma nuclear pode gerar uma crise muito séria.
Parabéns a Obama, que é muito inteligente, coisa que parece que faltou ao presidente anterior.

Em Governo Obama
1 opinião
avalie fechar
Em 26/02/2009 08h08
-Amorim se reúne pela primeira vez com Hillary e pede abertura a Cuba-
Já passou da hora de os Estados Unidos reverem a questão cubana. Fidel Castro já não está mais no poder e Raúl Castro demonstra o interesse de 'recuperar o atraso' no desenvolvimento de Cuba e na abertura de seus mercados. Além do mais, seria mais um ponto posivito para a imagem de Obama e ajudaria numa maior integração de todo o continente americano, ainda que haja divergências continentais internas. O embargo à Cuba já não tem sentido fora da Guerra Fria. Espero que Obama tenha o mínimo de bom-senso.

Em Governo Obama
20 opiniões
avalie fechar
Em 25/02/2009 09h15
- Colômbia manifesta intenção de enviar tropas ao Afeganistão -
Como é que um país que tem um problema interno tão sério e grande como a Colômbia pode mandar tropas para o Afeganistão? Me arrisco a dizer que o problema das FARC na Colômbia é tão importante quanto os problemas do Afeganistão atual. Se o governo colombiano não consegue resolver seus problemas internos, o que dirá de problemas internacionais! O que um presidente latino-americano não faz para agradar um presidente norte-americano, hein?

Em Governo Obama
4 opiniões
avalie fechar
Em 25/02/2009 09h00
É exatamente por isso que nunca é bom fazer com que a sua economia dependa muito de um só país, mesmo que ele seja a única superpotência mundial. Já dizia o ditado: quanto mais alto, maior o tombo. E esse tombo leva para o buraco todos os que estão em volta. Parabéns ao Brasil e ao Chile. Continuem assim!

Em Crise nos EUA
14 opiniões
avalie fechar
Em 20/02/2009 08h22
"Após ameaças, Seul afirma que bombardeará a Coreia do Norte se for atacado"
Se a Coreia do Norte realmente atacar a Coreia do Sul, assim que cair o primeiro míssil em terra sul-coreana, já pode-se dar 'adeus' à Coreia do Norte. Tenho certeza que os Estados Unidos vão comprar mais essa guerra. Pyongyang tem que ficar bem pianinho.

Em Risco Nuclear
7 opiniões
avalie fechar
Em 03/02/2009 06h44
Acredito que se a União Europeia entrar em jogo a pressão da comunidade internacional sobre o Brasil deve aumentar, e com tanta teimosia é capaz de degrenir a imagem do Brasil com a União Europeia e com o resto do mundo.

Em Refúgio político
3 opiniões
avalie fechar
Em 31/01/2009 07h34
Como é que as relações diplomáticas com o Brasil não serão abaladas? Lógico que serão. A Itália está fazendo uma pressão fortíssima [e com razão] para que Battisti seja extraditado. Caso ela não consiga essa extradição as relações com o Brasil vão sim sofrer um abalo, apesar de dizerem que não. É uma pena que o Brasil consiga deteriorar uma relação importante, com tantas afinidades culturais e históricas para dar asilo político à um assassino.

Em Refúgio político
14 opiniões
avalie fechar
Em 29/01/2009 06h58
Cadê a ONU para ao menos tentar mediar o conflito? Porque afinal de contas a culpa é dela por ter criado o Estado de Israel no meio de território árabe.

Em Violência em Gaza
33 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca