Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2009 - 19h38

Colômbia manifesta intenção de enviar tropas ao Afeganistão

Publicidade

da Efe, em Washington

O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, se reuniu nesta terça-feira no Pentágono com o secretário de Defesa, Robert Gates, com quem falou sobre o envio de tropas ao Afeganistão e sobre a luta contra o tráfico de drogas na América Central.

Após o encontro com Gates, o ministro colombiano explicou que, durante a reunião, ambos discutiram sobre a assinatura de um acordo de cooperação militar entre os países para combater o terrorismo e o tráfico de drogas.

"Trata-se de fortalecer os mecanismos já existentes, utilizando os tratados que temos atualmente com os Estados Unidos, e modelar isto em um Acordo de Cooperação", afirmou o ministro, que destacou que haverá uma segunda reunião "para afinar todos os detalhes".

Outro dos assuntos abordados no encontro foi a cooperação da Colômbia no Afeganistão.

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, expressou sua disposição de enviar especialistas em minas terrestres e em erradicação de drogas à região para trabalhar em conjunto com as tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e dos Estados Unidos.

Por outro lado, Santos ressaltou que fizeram uma análise sobre o Plano Colômbia, que, disse, se encontra em uma nova fase na qual há maior ênfase na recuperação social das zonas afetadas pelo cultivo da droga.

Além da reunião com Gates, Santos se reunirá amanhã com o diretor da CIA (agência central de inteligência), Leon Panetta, e com a Secretária de Estado, Hillary Clinton, junto com o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez.

O ministro se encontrará também com o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, o general Jim Jones, e com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, John Kerry.

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página