Comentários


Comentários de Geraldo Melo
Em 05/03/2009 12h29
"Nos Estados Unidos, famoso por seus conflitos raciais e pela existência de "folhas de pagamento" para membros da justiça, a repressão aos conflitos agrários no nível que ela têm no Brasil, acabaram por volta de 1865, depois de 13a emenda. "
Lembro ao amigo que o que acabou nos EUA não foi a "forma de repressão" e sim a ocorrência e a aceitação de qualquer contestação ao direito de propriedade, esse sim o pilar de qualquer democracia real (não bolivariana!).
Se a propriedade descumpre qualquer norma legal que a mantém sua posse ligada a qualquer pessoa (honesta ou não), que seja acionado o estado para rever-se essa posse, de maneira legal e com a ordem garantida pelo estado.
A Lei não serve? Mudemos. mas lembremos sempre que para analisar a correção de algo teremos mais de um lado a ser observado. Logo, alguns acham que ela é muito branda e outros que ela nem deveria existir. Aceitar isso faz parte da democracia.
Mas me recuso a aceitar atos criminosos sejam aceitos por que são impostos a pessoas que não são exatamente modelos para a nossa sociedade.
Novamente precisamos mudar as leis para que essas pessoas paguem mais rapidamente pelo seu eventual crime. Mas quem deve impor a penalidade é o estado e não o para-Estado (MST).

Em Reforma agrária
sem opinião
avalie fechar
Em 02/03/2009 21h21
é muito engraçada a postura do Brasil, se colocando como país "protetor" dos direitos do "pobre coitado" do Batistti.
Não vou falar novamente dos boxeadores cubanos, e sim de uma matéria da semana passada que saiu no Correio Braziliense, em que mostra que o nosso Marcos Valério vem sendo ameaçado na cadeia, e também fora dela pelo crime organizado.
O que espanta é que o Marcos Valério é reconhecidamente possuidor de MUITA informação privilegiada, que incriminaria muitos dos grandes da nossa política. Nesse caso cadê o nosso estado "protetor"? é melhor deixar morrer? ou ele deveria pedir condição de refugiado na Itália??

Em Refúgio político
sem opinião
avalie fechar
Em 02/03/2009 21h15
Me incomoda demais a forma como toda a imprensa se rendeu e passou a dar um apoio tácito às ações do MST. Basta ver que as invasões passaram a ser tratadas como meras "ocupações".
Ora ocupação pressupõe que não havia nada e/ou ninguém naquele local, e que as pessoas lá chegaram e, encontrando aquilo desse jeito, simplesmente ocuparam um local onde nada havia.
A questão de ser produtiva ou não, de ser desapropriável ou não, de o dono se honesto ou não, é outra coisa. Mas nada muda o fato que o que é realizado pelo MST são INVASÕES.
Na dúvida o próprio UOL disponibiliza o Houaiss, dá uma lida no que significa invasão.
Como se trata de delito penal, creio que deveria ser observado o que o dicionário diz (fonte houaiss):
"invasão
Acepções
...
7 Rubrica: direito penal.
crime que consiste na entrada, sem autorização, em estabelecimento de trabalho com o objetivo de prejudicar as atividades normais ou danificar o próprio estabelecimento "
Espero que a Folha analise e deixe de minimizar a ação criminosa do MST.

Em Reforma agrária
35 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca