Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2009 - 15h15

Senador italiano pede que Brasil acelere extradição de Battisti

Publicidade

da Ansa, em Roma

O senador italiano Stefano Pedica, do partido de oposição IDV (Itália dos Valores), voltou a pedir nesta segunda-feira que o governo brasileiro "acelere a extradição" do ex-ativista Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país por quatro homicídios.

"Battisti foi condenado à prisão na Itália e deve cumprir a pena a partir do julgamento de um tribunal italiano e da Constituição italiana", declarou o senador, que recentemente realizou uma greve de fome para protestar contra a decisão brasileira de conceder o status de refugiado político ao ex-militante do PAC (Proletários Armados pelo Comunismo) em janeiro passado.

O governo brasileiro, em 13 de janeiro, concedeu o status de refugiado a Battisti, sob o argumento de que ele sofria "um fundado temor de perseguição por suas opiniões políticas" na Itália. Desde então, o caso, que gerou uma crise diplomática, está em discussão no STF (Supremo Tribunal Federal).

"O respeito aos familiares das vítimas deve consentir ver um dos autores dos homicídios cumprir a pena em sua totalidade, e não ser condicionado por um país que não pode se orgulhar dos seus problemas legais", disse o senador, criticando a posição do Brasil em relação ao argumento apresentado para a concessão do refúgio.

Pedica disse também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve "demonstrar ser um bom presidente e extraditar também os outros criminosos que ainda hoje residem em seu país".

Em outra ocasião, Pedica já havia lançado acusações ao Brasil, declarando que o país era "um novo Estado, indulgente com os terroristas" e que iria "presentear" Lula com uma nova versão da bandeira brasileira, "com uma nova estrela, símbolo da recepção aos terroristas em um país que era amigo".

Comentários dos leitores
Heitor Bonfim (19) 10/12/2009 16h21
Heitor Bonfim (19) 10/12/2009 16h21
O Gabeira escondia este terrorista, agora Lula não sabe o que fazer com ele. Lula não sabe o que fazer com um assassino sangüinario nas mãos. Gabeira soube.
Que coisa, quando não escondem dólares na cueca, os políticos escondem terroristas sangüinários.
O povo que se dane, o cidadão que se dane, malditos!
1 opinião
avalie fechar
claudia kabus (266) 20/11/2009 19h48
claudia kabus (266) 20/11/2009 19h48
para quem não acredita em simples coincidências, é bom anotar nome do partido do terrorista em questão: PAC (Proletários Armados pelo Comunismo). 6 opiniões
avalie fechar
Disse Thomas Hobbes me Leviatã, obra primorosa da sua lvara: "A ausência de ciência, em outras palavras, a ignorância das causas, predispõe, ou melhor, obriga os homens a confiar na opinião e autoridade alheia. Todos os homens preocupados com a verdade,se não confiarem em sua própria opinião, deverão confiar na de alguma outra pessoa, a quem considerem mais sábia que eles próprios, e não considerem provável que queira enganá-los".
Alguém aplicou um engôdo no presidente para justificar o refúgio concedido ao honorável cidaão Italiano Cesare Battisti no Brasil.
Quem terido sido?
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (780)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página