Comentários

Mais resultados: 1 2

Comentários de Gil Rocha
Em 08/04/2009 10h56
Sr. Mauricio Rodrigues (08/04/2009-00h11), o senhor se diz um crítico do fanatismo e, ao atribuir nota zero à crítica que fiz sobre o texto da Jornalista Cantanhêde, nega-me esse "sagrado" direito. Entendo que não há nada mais radical e fanático do que negar o direito à crítica.
O senhor não concordou com o texto, é certo. Poderia ter optado por rebater meus argumentos, apontar as falhas, etc., mas preferiu desqualificá-lo. Não creio que alguém tenha este direito.
Espero que o senhor tenha a dimensão da atribuição da nota, pois ela extrapola os limites da minha crítica. Atinge também dez países que já adotaram mediadas contra o tabagismo, 69 deputados que votaram a favor (apenas 16 contra), 72% das pessoas que responderam à pesquisa da Folha e que votaram a favor da lei e mais alguns poucos leitores deste fórum.

Em Eleições 2010
sem opinião
avalie fechar
Em 07/04/2009 21h31
Serra e a lei contra o fumo.
Habituado a ler a coluna de Eliane Cantanhêde, na Folha impressa e na online, raramente discordo de seus comentários e quando acontece, não é digno de nota
Desta, vez surpreendeu-me seu posicionamento em relação ao PL do governo de proibir o fumo em ambientes fechados ("Fumacê", FO-01/04/09). Ora, além de considerá-lo uma picuinha a comparação com o caso do ministro Jobim de exigir mais espaço entre os assentos dos aviões para acomodar melhor "grandalhões como ele", é no mínimo de mau gosto.
A questão dos estrangeiros em viagem de turismo e/ou negócios que poderão ter cerceado seu prazer de fumar no interior dos hotéis e bares, também não se justifica. Há uma tendência mundial de se restringir o tabagismo e vários países já adotaram medidas para tal, conforme destaca o texto "Cerco contra fumo atinge turistas pelo mundo" (FO-18/09/08). Quanto à afirmação: "não se mudam hábitos arraigados com canetadas políticas", é verdade, do ponto de vista absoluto. No entanto, não tomar atitude alguma é perpetuar esta agressão aos não fumantes que, acredito, sejam a maioria.
Por fim, considerar que o governador tem mais o que fazer em função dos baixos índices de emprego e PIB próximo a zero, é arrogante além de absurdo pois estas questões dependem mais da conjuntura externa e das ações do governo central. Mesmo assim, são visíveis algumas ações do governo estadual
Penso que os paulistas querem um governo atento a todas as questões, grandes ou pequenas

Em Eleições 2010
14 opiniões
avalie fechar
Em 26/03/2009 11h07
Talvez, porque ele não toma cachaça nem sabe contar estórias de pescador

Em PAC
2 opiniões
avalie fechar
Em 24/03/2009 15h55
Caro Sr. Ale Freitas (24/03/2009-14h26), o nome é Gil Rocha e não Gio Rocha. Quanto à sua pergunta, devo lembrá-lo que fui bem claro ao afirmar que não tinha certeza do ocorrido. De qualquer forma, precisamos estabelecer a diferença entre combinar e acertar as regras de um entrevista. Olha, se eu perguntar isto você responde aquilo ou como devo perguntar para encaixar sua resposta? Com certeza, isto é combinar.
Agora, acertar as regras de um debate ou de uma entrevista, além de ter outra conotação, acontece a todo instante. Em alguns concursos, é comum a banca examinadora propor aos candidatos a apresentação de um tema, dentro da sua área de atuação, escolhido entre alguns possíveis e, em geral, os mesmos têm um prazo para desenvolver antes de apresentar. Ninguém tem todas as respostas de bate pronto. Nem mesmo alguém preparado como FHC e muito menos eu ou o senhor. Talvez, o Lula tenha pois qualquer coisa que ele fala já tem perdão preventivo.
Ora, qual a relevância da convicção religiosa de uma pessoa postulante ao executivo de uma administração pública? A menos que se queira estabelecer um preconceito, nenhuma. Assim sendo e se realmente ocorreu o acordo, o seu rompimento foi de má fé e não atendeu aos propósitos da entrevista.

Em Eleições 2010
37 opiniões
avalie fechar
Em 24/03/2009 13h37
Perdoem-me a distração, é radioamador e não radio amador

Em Eleições 2010
19 opiniões
avalie fechar
Em 24/03/2009 13h19
Sra. Tonia (23/03/2009-22h59), brilhante e oportuno o relato em questão. Em relação ao ateísmo do ex-presidente FHC, não me recordo se li ou ouvi algum comentário na época, antes daquela entrevista houve um acordo para que esta pergunta não fosse feita. Daí, a explicação sobre o vacilo de FHC em responder. Embora não tenha certeza disto, estou inclinado a acreditar que sim pois, para alguém extremamente preparado como o ex-presidente, somente um rompimento destes seria capaz de tirá-lo momentaneamente do prumo.
Quanto ao episódio Ricupero, a emissora era a Globo e o jornalista era o Carlos Monforte. Parece-me que eram primos e, curiosamente, nunca mais se ouviu falar dele após aquele momento. Se bem me lembro, os relatos davam conta de que alguém esqueceu um microfone aberto e a conversa informal foi captada por um rádio amador. Confesso que nunca acreditei.
O fato é que, embora a conversa não revelasse nada que pudesse manchar reputação e o trabalho do Ricupero, sua dignidade não permitiu que ele continuasse no cargo e colocar em risco o projeto do Plano Real. Salvo melhor juízo, penso que o caso Marco Aurélio "top top" Garcia guarda, ao menos, alguma semelhança com o caso Ricupero e o mesmo continua ainda por aí com as mangas de fora. Como vemos, não somos dignos por autodeclaração, nossas ações é que nos tornam dignos.

Em Eleições 2010
27 opiniões
avalie fechar
Em 21/03/2009 13h06
BNDES
O BNDES está se tornando o Banco Nacional do Desenvolvimento do EStrangeiro. Financia metrô em Caracas, hidrelétrica no Equador,..., e, agora, pretende financiar os hermanos na compra de aviões da Embraer.
Neste caso, menos mal pois, ao menos, manteremos ou geraremos empregos aqui. No entanto, parece que nosso governo não está preocupado com os riscos destas negociações, de recente e triste memória, desde que elas rendam dividendos diplomáticos. Mas, será que servem para matar a fome do povo? Claro que não. Servem apenas para alçar Lula como líder da AL e, quiçá, do planeta. O operário que conquistou o mundo! Lindo, não?
Enquanto isto, temos que sobreviver com seguidos trancos aqui e ali. É o Evo Morales invadindo instalações da Petrobras e ainda obtendo mais financiamento. Não acredito que não perdemos dinheiro. E o Fernando Lugo, exigindo revisão do acordo de Itaipu? Ora, fizemos tudo e financiamos a metade para eles, compramos o excedente de energia e o "cara" ainda acha pouco. Rafael Correa não deixa por menos. Arrumou um fuzuê com a Odebrecht e ameaçou não pagar o empréstimo.
A Venezuela não atravessa um bom momento, um risco para nós. Preço do petróleo baixo, economia capengando, estatizações,.... A Argentina, vira e mexe arruma confusão. Querem baixar nossas taxas e elevar as deles. É sempre bom lembrar que eles já decretaram moratória e, apesar disto, foram até bem tratados pelos organismos internacionais. Não sei se teríamos a mesma "sorte?". A conferir.

Em Crise nos EUA
16 opiniões
avalie fechar
Em 20/03/2009 11h42
Sr. Laerte (19/03/2009-18h26)
Primeiro, o senhor aproveitou uma resposta do Sr. Hidelbrando para dar uma alfinetada em um comentário meu, embora não tenha me citado. Tal fato levou-me a responder aos dois e, por sua vez, o senhor enviou uma resposta dizendo que concordava com tudo que eu disse e que já votou neste ou naquele e não em outros.....Logo, o senhor assumiu que também entrou na conversa entre duas pessoas.
Em seguida, aproveitando uma resposta da Sra. Tonia ao senhor, fiz um comentário acrescentando alguma idéias na mesma linha. Isto provocou uma reação de sua parte com um comentário que, no começo, tentou ser engraçado com ""Aló".....Câmbio.....".e culminou com o senhor me desrespeitando ao me mandar acordar. Diante disto, reagi com um pouco mais de energia e sem ofensas.
Agora, o senhor me atribui uma educação esmerada para reforçar sua alegação de que eu fui mal educado ao interferir nos comentários entre o senhor e Sr. Tonia e ainda tem a petulância de pedir a Deus que me dê humildade e respeito. Francamente! Que incoerência!
Ora, pelo exposto acima, se houve falta de humildade e de respeito isto partiu do senhor. Como afirmei antes, não falamos a mesma língua e, de minha parte, encerro este assunto e não responderei mais, além de tentar evitar a leitura de seus próximos comentários para não cair em tentação.

Em Eleições 2010
36 opiniões
avalie fechar
Em 18/03/2009 22h18
Alô, Alô, Sr. Laerte (18/03/2009-18h46), aqui fala o seu vizinho deste Planeta, deste País e que, apesar disto, o senhor não compreendeu. Não enalteci político algum, apenas falei sobre uma massa enorme de pessoas que escolhem políticos segundo seus interesses, motivo pelo qual o País se encontra nesta inércia. O caso em que uma pessoa esperou dezessete anos por um telefone é real e não uma visão.
Infelizmente, meu caro senhor, todos perdemos em qualquer governo. É como um seguro de automóvel, fazemos para perder o mínimo possível. Quanto a ser um visionário, penso que não sou, mas ainda prefiro isto a enxergar o que está apenas a um palmo do meu nariz.
Por fim, é evidente que a minha linguagem é bem diferente da sua o que dificulta a comunicação. E na minha, qualquer posicionamento vem acompanhado da devida argumentação. Desqualificações são proibidas

Em Eleições 2010
38 opiniões
avalie fechar
Em 18/03/2009 12h38
Sr. Cesar marcelo (18/03/2009 07h38), a frase "foi lula quem fez", há pouco tempo, era atribuída também aos seguidores do malufismo, só que com a substituição do nome do Lula pelo de Maluf. Com estas e outras, Lula tem que ser enquadrado urgentemente na lei de direitos autorais

Em Eleições 2010
38 opiniões
avalie fechar
Em 18/03/2009 12h36
Senhora Tõnia, permita-me acrescentar alguns pensamentos à sua resposta ao Sr. Laerte (17/03/2009 23h17). Considero que as pessoas sempre s preocupam em achar culpados para essa ou aquela situação e, salvo raras exceções, o culpado é o governo. Preocupados também em defender seus interesses, esquecem-se de que todos somos culpados. É comum, no convívio diário no trabalho, na vizinhança ou com parentes, encontramos manifestações que ilustram bem esta conduta. Se servidor público, não vota em certo candidato porque considera que ele vai achatar o salário do funcionalismo. Se apenas um vizinho, porque não deu o devido encaminhamento a uma solicitação de asfaltamento ou um limpeza de córrego. Sendo assim, não é de se estranhar que o bolsa família seja o maior cabo eleitoral do atual governo. É culpado, mas.....
Hoje, sou aposentado e, com tal comportamento, terei que aposentar também meu título de eleitor tendo em vista a situação dos aposentados deste país. Na adolescência, conheci um senhor que dizia que levou dezessete anos por um telefone. Nos anos 80 comprei uma linha e, em 91 ,outra. Paguei caro em sem direitos às ações já que não foi diretamente com a TELESP. E tem quem ainda acha que aqueles dias eram melhores.
Talvez, haja exagero naquela frase de Kennedy "Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela.". Mas, um pouco mais de nacionalismo, participação e mais preocupação com interesse coletivo, seriam bem vindos.

Em Eleições 2010
37 opiniões
avalie fechar
Em 15/03/2009 19h47
Luiz de Andrade (14/03/2009-00h47)
Bastante oportuno seu comentário acima citado. Há muito tempo, nos tempos de colégio, estive encantado com os regimes de Cuba e da extinta URSS, tanto que os mais velhos, irmãos, primos, tios de amigos meus, me chamavam de comunista do Hawai. Aquelas coisas: tomava coca-cola, usava calça Lee, etc., e combatia o imperialismo americano. O mundo mudou, eu mudei, todos mudamos, acho. Só que alguns ainda insistem com esta surrada tática de resumir tudo a um confronto ideológico, claro, para emplacar seus projetos de poder. Dessa forma, todos perdemos

Em Eleições 2010
39 opiniões
avalie fechar
Em 15/03/2009 18h36
Senhores Hidelbrando (13/03/2009-18h52) e Laerte (13/03/2009-19h53).
Já que é para fazer comparações entre governos, vamos tomar como exemplo o caso de Renan Calheiros. Foi da "tropa de choque" do Collor, na ocasião do impeachment, ministro no governo FHC e, hoje, refestela-se no governo Lula. O PT combateu Renan nas duas situações.
Ora, o governo Lula têm motivos de sobra para manter Renan infinitamente afastado do poder. No entanto, contrariando toda a lógica, Lula e o PT não só ajudaram a colocá-lo na presidência do Senado como a absolvê-lo no processo de cassação, apesar do caso Mônica Veloso e todos os criimes que se seguiram como gado supervalorizado, notas frias, etc. Tudo para manter a fidelidade do PMDB em seu projeto de poder.
O fato é que Lula e o PT não são contra a corrupção são apenas contra tucanos e demos. Lula chegou ao poder com a promessa de modificar tudo isto. O que mudou? Os programas sociais são os mesmos, agora um pouco expandidos. A lei trabalhista é mesma, hoje ultrapassada. E a reforma tributária, prometida logo após a perda da CPMF? A reforma agrária parece estar sendo feita do jeito mais fácil ou seja, com invasões de propriedades, sustentadas com os impostos que pagamos.
Enfim, não sou anti-PT e nem anti-Lula, Gosto de alguns petistas como o Senador Paulo Paim. Gosto de outros que "pertenceram" ao PT (porque será? ). Entendo que há políticos bons e ruins em qualquer partido. Compete-nos o discernimento para analisá-los e escolhê-los.

Em Eleições 2010
51 opiniões
avalie fechar
Em 12/03/2009 15h46
MENSALÃO
Vejam como se faz para confundir a opinião pública. O que é o MENSALÃO? Trata-se do desvio de recursos públicos para financiar esquemas visando obter apoio de congressistas, notadamente na Câmara Federal, a projetos de interesses do governo.
O que se chamou de MENSALÃO TUCANO foi o episódio em que um único político tucano, o Senador Eduardo Azeredo, que teve reprovadas suas contas de financiamento da campanha para Governador de Minas. Aliás, houve abertura de um processo visando sua cassação no Senado e que não passou da Comissão de Ética, por motivos óbvios. Além disso, o responsável por estas contas foi ministro de Lula e pediu exoneração quando o caso veio a público. O senador alegou não ter conhecimento. Bom, já que um pode alegar, porque outro não.
Se estas duas situações não são diferentes, então Lula e Jesus Cristo são iguais já que, conforme muitos acreditam, Lula vai salvar o Brasil.

Em Eleições 2010
38 opiniões
avalie fechar
Em 12/02/2009 10h37
O Sr. Janduy Medeiros-12/02/2009 07h12- "trocou as bolas". Os 1500 professores nota zero terão aulas atribuídas graças a uma liminar impetrada pela APEOESP (asociação dos professores) que anulou a prova realizada pela Secretaria da Educação. A prova seria um dos instrumentos utilizados para a classificação dos professortes temporários. Aqueles que zeraram na provanão fariam parte desta classificação. Que está agindo contra a qualidade da educação?

Em Eleições 2010
7 opiniões
avalie fechar
Em 10/12/2008 17h34
Quem "SIFU"?
Não é surpresa o índice de 70% de aprovação do governo Lula. Até há poucos dias, nossa economia surfava nas ondas da economia mundial e cresceu com ela. Não cresceu tanto como os demais emergentes, considerando-se que até a Argentina, que estava de joelhos logo no início do governo Lula, cresceu muito mais. Enfim, cresceu.
Além disso, impossível negar que Lula é um comunicador fantástico. Consegue através de metáforas futebolísticas e outros recursos, até palavrões, cativar e envolver a platéia. Fala para um público constituído por uma combinação de pessoas que entendem sua linguagem, muitas vezes grosseira - chula é muito elegante - e de pessoas que, por não terem brilho próprio, deleitam-se sob os raios do astro rei. Somam-se, alguns intelectuais que acham que um bom governo deve governar para pobres, negros, enfim, excluídos. Esquecem-se que o Governo do Brasil deve governar para os BRASILEIROS.
Porém, apesar de exclusão não admitida, haveria, ainda, esperanças, se nossas lideranças se aproximassem em torno de temas de relevância aos interesses nacionais em detrimento de seus próprios interesses. O desastre é o VALE TUDO. Vale mentir, vale praticar estelionato eleitoral, vale dizer uma coisa e fazer outra, vale aproveitar cerimônias de entrega de obras para fazer comício, ........, vale até utilizar palavrões.
Sendo assim, todos nós, mesmo não estando doentes e em estado terminal, "NOSFU".

Em Crise nos EUA
129 opiniões
avalie fechar
Em 10/12/2008 09h31
Sr.Francisco Ernesto Guerra (09/12/2008-20h53),
permita-me discordar de seu comentário acima citado e, para embasar esta postura, passo a relatar alguns fatos.
Primeiro, acompanho o noticiário pela internet e pelos jornais e não notei nada jque pudesse levar alguém a considerar que o Governador José Serra esteja andando de salto alto em função do resultado da última pesquisa Datafolha. Aliás, fosse verdade, nada deveria ao PT e ao Presidente Lula, palanqueiro, que de comício em comício em comício, cada vez mais freqüente, aproveita para atacar a oposição e os críticos de seu governo. Tudo indica que não cometem erros, acreditam eles.
Quanto a diferença entre Lula(25%) e Serra(6%), lembro ao senhor que estes resultados são da pesquisa não estimulada, em que cada um vota em quem quer. Interessante notar também que as pessoas que escolhera Lula não têm noção que o memsmo não pode se canditar, algo que nos remete a pensar sobre o alto índice de aprovação do seu Governo.
Se Serra está constantemente em exposição mídia e gastando com propanganda, Dilma, a mais forte concorrente, está constantementer em exposição ao lado do seu chefe, pegando uma carona em sua popularidade.
Que o senhor não gosta do Governador, é um direito mas, por favor, vamos nos restringir aos fatos. Se Serra toma remédio para Dormir, com certeza tem um médico receitando. Afinal, médicos não receitam cachaça.

Em Eleições 2010
45 opiniões
avalie fechar
Em 08/12/2008 10h03
Sobre críticas e autocríticas
Que a militância do PT não sabe conviver com as críticas sobre os erros do Governo Lula, é público e notório. Para eles, Lula faz um governo impecável, sem erros. Duro de engolir!
Agora, não bastasse sermos constantemente agredidos com expressões como "a turma do quanto pior, melhor", ou a "turma da elite da av. paulista", ou ainda, "a turma que não agüenta ver que o pobre está comendo mais", somos forçados a encarar desaforos mesmo quando há elogios ao Governo, como o comentário do Sr. Laerte Soares Lima (05/12/2008-18h35).
Qual o problema em se criticar o governo em seus erros, se todos os temos? Qual o problema em um expoente da oposição elogiar o governo em seus acertos? A única justificativa para um comportamento como o do comentário, é a total aversão à oposição e ao pluralismo de idéias. Felizmente, espero, são poucos os que se comportam assim. Caso contrário, jamais teremos uma democracia, pior, jamais teremos um país sério.

Em Eleições 2010
78 opiniões
avalie fechar
Em 08/12/2008 09h14
Senhores, por favor, vamos nos restringir ao tema.

Em Pesquisas Datafolha
11 opiniões
avalie fechar
Em 21/11/2008 15h26
Apologia do Futuro
Meus caros, entendo que uma COMEMORAÇÃO é a exteriorização de uma alegria em função de um fato concreto, ocorrido. Desgraçadamente, não temos o que comemorar a partir deste pressuposto. Educação de péssima qualidade, violência, escândalos de corrupção, confusões entre os três poderes da República e tantas outras coisas do mesmo naipe são as ocorrências de fato.
Como se não bastassem as promessas de campanha não cumpridas, nossos dirigentes apostam em mais promessas ao comemorar soluções e resultados que ainda poderão acontecer. Foi assim com "o lulinha paz e amor" - os aposentados que o digam - com o FOME ZERO, com o espetáculo do crescimento, com o PAComício, e, agora, com o pré-sal. Sabe Deus o que virá ainda. São uns disseminadores de ilusões.
É como se pudéssemos comemorar a conquista da Copa do Mundo logo após a nossa seleção de futebol conquistar a classificação nas eliminatórias. É a apologia do futuro.

Em Pré-sal
24 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

FolhaShop

Digite produto
ou marca