Comentários


Comentários de guilherme cabral valle
Em 23/07/2009 15h27
lula defendendo sarney
um político não está sujeito ao mesmo processo judiciário que merece um acusado de crime comum. uma irregularidade cometida por um político deve ser punida com a perda do mandato e esta perda não é uma última providência a ser tomada, podendo e devendo em alguns casos ser a primeira medida. os eleitos precisam aceitar que a democracia depende da facilidade para um representante ser removido do mandato. assim, errou na condução da função de representante, então, se necessário na mesma hora perde a função. simples assim...

Em Senado
sem opinião
avalie fechar
Em 03/07/2009 17h41
crise de sarney
não haverá fortalecimento da instituição senado enquanto sarney não estiver de licença para que as apurações das irregularidades ocorram. defender o atual presidente da instituição é ir contra a instituição. a sua pessoa está exatamente representando a instituição. as acusações contra os senadores enfraquecem a instituição. mas, muito pior, as acusações contra o principal responsável pela casa, se não forem apuradas com seriedade, acabam de vez com o senado. é preciso afastar o sarney já...

Em Senado
1 opinião
avalie fechar
Em 03/07/2009 16h54
a crise de sarney
a crise internacional não pode ser lembrada como motivo para evitar a licença de sarney. nenhum argumento de ordem econômica merece mais atenção agora do que a questão da responsabilização do presidente do senado sobre a má administração da casa. e não é meramente um problema administrativo não. é político e encarnado na pessoa de sarney, em mais ninguém. é uma pessoa pública que deve estar sujeita as investidas dos cidadãos brasileiros sobre os seus atos irregulares. e é o presidente da casa legislativa da maior importância, junto com a câmara federal, para a república federativa.

Em Senado
sem opinião
avalie fechar
Em 01/07/2009 17h08
classe média
a clase média é bastante influenciada pelo seu hábito de poupança, mais até do que o de consumo. e o háito de poupança não varia de um mês a outro como o consumo. tenho dúvidas se uma tendência de monitorar o consumo da classe média para verificar um aumento ou queda tem eficácia em um curto período de tempo.

Em Crise no Brasil
1 opinião
avalie fechar
Em 01/07/2009 16h22
A ALIANÇA PT-PMDB
esta aliança não pode ser considarada para valer. ainda é um projeto de futuro, que não se sabe ao certo se vai vingar. é como o pac, que ainda não se efetivou. o apego do governo à pessoa de sarney evidencia o quanto ainda falta para que a aliança se dê com o partido e não com algumas poucas lideranças que juntas não conseguem representar a federação de grupos políticos regionais que é o pmdb. a proximidade de sarney, renan e jader barbalho é mais uma aliança do governo feita pelo bem de uma governabilidade que se aproveita da acefalia do chamado baixo clero do congresso para justificar medidas de urgência política, mas que ainda não fazem parte de um projeto maior para o país (se é que farão um dia).

Em Senado
2 opiniões
avalie fechar
Em 01/07/2009 15h51
pt e sarney
ao diferenciar-se de dem, psdb e psol (oposição ao governo) propondo, ao invés do tempo que durar as investigações, apenas um mês para o afastamento de sarney o pt passa a imagem para a opinição pública de um partido que apenas visa abafar escândalos ou que aposta no esquecimento do povo. não sei se esta é uma posição tomada oficialmente pelo partido e que foi veiculada pela imprensa, tenho dúvidas se a instância partidária competente foi realmente consultada, mas trata-se de imagem, o que em política significa tudo. o partido precisa cuidar com carinho da impressão que causa nos eleitores e na militância sob o risco de afundar por completo uma história de décadas que merece muito respeito dos brasileiros.

Em Senado
sem opinião
avalie fechar
Em 18/06/2009 23h01
ciro candidato
ciro é um nome que não pode ser totalmente descartado para a sucessão de lula. é bem verdade que o pt teria difuculdades em aceitá-lo como o seu candidato, até porque é de outro partido. mas o fato de dilma ser petista não é a principal razão que tem levado a cúpula do partido a declarar-se por ela neste momento. de toda a forma, ciro não apenas é do psb, um aliado de primeira hora do pt, como também representa um nordeste vitorioso nas urnas e com boa aceitação no sul. é muito diferente o pt abrir mão de lançar um candidato próprio em favor de ciro do que de outro do pmdb, por exemplo, que diz-se é um aliado pra valer. a aliança com o pmdb não é pra valer. já a com o psb é bem aceita dentro e fora do pt. da mesma forma, o psb de eduardo campos em pernambuco e e cid gomes no ceará reforça uma candidatura que representa bem os anseios do povo do nordeste que mantém boas relações com o sul do país.
VEREMOS...

Em Eleições 2010
11 opiniões
avalie fechar
Em 10/06/2009 17h29
garotinho no pr
garotinho é a cara do pr. um político desprezível para uma legenda desprezível. um dia garotinho e o pr iriam se encontar. nada pessoal contra um ou contra o outro. são considerações políticas e não pessoais. garotinho já passou por quantos partidos? bom, acho que ninguém mais consegue contar. ele é a cara do político de ocasião que está sempre buscando uma brechinha para vender o seu peixe sem nenhum conteúdo relevante ou ideologia. e o pr é um partido ideal para estes políticos volúveis que não vão nunca desistir de tirar uma fatiazinha do poder, obtendo cargos e vantagens mil. pr, ptb, pp, prb, etc, são todos iguais...

Em Eleições 2010
6 opiniões
avalie fechar
Em 10/06/2009 16h02
a cpi da petrobras é um instrumento da democracia representativa brasileira. não há nada mais legítimo que o congreso procurar esclarecer pontos obscuros da administração das atividaddes da petrobras. o governo não tem porque temer investigações, já que a transparência nos negócios da estattal é uma das mais elementares das suas obrigações. quem diz que quer proteger a empresa combatendo a cpi não fica bem posicionado perante a opinião pública. a empresa precisa cuidar de sua imagem pública e o governo federal é responsável por esta tarefa. a transparência de suas ações não interessa apenas aos acionistas, sejam os minoritários ou o próprio governo. é também um anseio da cidadania brasileira.

Em CPI da Petrobrás
8 opiniões
avalie fechar
Em 22/05/2009 16h24
Sr M Mig,
se, desde o primeiro mandato de lula a prioridade fosse o crescimento da economia associada ao bolsa família o país estaria menos vulnerável às crises externas. inclusive menos sujeito aos vôos de galinha do crescimento. a preocupação excessiva do então ministro palloci com a estabilidade da moeda o fez deixar de lado uma atenção especial que deveria ser dedicada a economia produtiva. o lula perdeu muito tempo super valorizando o fato de ter sido respeitoso com o capital que ameaçava abandonar o país. não aproveitou o suceso nas urnas de 2002 para iniciar um projeto de desenvolvimento econômico e social com respeito ao meio ambiente. hoje, a responsabilidade pela crise não é do fhc como disse o lindbergh. é sim do não aproveitamento do período de bonança, como foi 2004, para fazer avançar a indústria e consolidar uma potência econômica que não deixa em segundo plano as preocupações sociais e ambientais. infelizmente, o governo optou pelas amarras impostas por uma visão de economia ortodoxa, ou seja, inflexível no combate a inflação e acanhada quando o assunto é produção.

Em CPI da Petrobrás
15 opiniões
avalie fechar
Em 21/05/2009 20h22
Esta crise não é responsabilidade do "governo neoliberal de fhc", como defende lindbergh farias. mas sim da política econômica de continuidade do primeiro mandato de lula e que, agora, não pode esperar milagres de um "pac" que não se efetivou. quanto ao patriotismo e a credibilidade internacional mencionados pelo biscaia, não pode haver ufanismo que queira superar a legitimidade das ações dos parlamentares em uma cpi e não há credibilidade internacional que possa prescindir de instituições democráticas como o congresso brasileiro para dar-lhe respaldo. por fim, a presidente da une vai contra, na sua fala, ao caráter político da cpi. e o que a une faz, então? não faz política? para o bem do país e da democracia representativa ela faz, sim, política. o congresso brasileiro é soberano para o bem das melhoeres escolhas que o povo vá fazer visando o futuro.

Em CPI da Petrobrás
14 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca