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Comentários de Michel Almeida Almeida
Em 15/03/2008 16h02
POLÍTICA E ECONOMIA
Sexta-feira, 14 de Março de 2008 - 11:12
Vendas no varejo surpreendem os pessimistas
As vendas do comércio varejista cresceram 11,8% em janeiro ante o mesmo período do ano passado, segundo IBGE. Trata-se do melhor resultado para os meses de janeiro desde o início da série histórica em 2001. Na comparação com dezembro de 2007, as vendas cresceram 1,8%, na série com ajuste sazonal. Em 12 meses, as vendas acumulam alta de 10% até janeiro.
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É Marta em 2008 e Dilma em 2010 para o país continuar crescendo!!!

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Em 15/03/2008 15h56
Crescimento de 53,7 %, em dois anos (70,3 milhões de toneladas).
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Esses números mostram a eficiência dos portos públicos, que conseguiram responder ao desafio de crescer nesses elevados percentuais. O modelo atual se mostrou extraordinariamte bem sucedido: permitiu o crescimento da corrente de comércio exterior do País de um patamar de 100 bilhões de dólares, em 1993, ano de publicação da Lei de Modernização dos Portos, para o montante de 275 bilhões de dólares, em 2007.
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Tudo isso foi possível graças à eficiência operacional dos terminais especializados que já realizaram investimentos (somente os operadores privados) de US$ 1 bilhão na construção de obras físicas, aquisição de modernos equipamentos e especialização de mão-de-obra.
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Com esses números globais, cabem as perguntas: onde está a ineficiência dos portos públicos? Qual a vantagem de romper com o atual marco regulatório? Se houver essa ruptura, que ambiente teremos criado para estimular os investimentos privados nos portos públicos?
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Valeu!!!

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Em 15/03/2008 15h54
...
Entretanto, a partir desse segundo diagnóstico não caberia a proposta de alteração do atual marco regulatório, permitindo a privatização ampla, geral e irrestrita. A continuação natural seria: "por isso temos que fortalecer os portos públicos, com mais recursos e com a estabilidade do atual marco regulatório, para que os agentes públicos e privados aumentem e acelerem os seus investimentos, levando a que esses portos sejam ainda mais eficientes".
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Os números extraídos do site da Antaq, relativos aos portos públicos, mostram a fundamentação do segundo discurso:
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Quantidade de contêineres movimentados (TEUs - unidade equivalente a contêiner de 20 pés).
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2005: 4.276.552
2007: 5.120.301
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Crescimento de 19,7%, em dois anos (quase um milhão de TEUs).
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Quantidade de mercadorias movimentadas, em toneladas
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2005: 130.951.879
2007: 201.327.924

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Em 15/03/2008 15h52
Balanço do desempenho portuário - Brasil 2007 - uma primeira abordagem.
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Há um discurso fácil, com grande respaldo na grande imprensa, que diz o seguinte: "os portos públicos são ineficientes e só há uma solução, privatização ampla, geral e irrestrita, com a ruptura do atual marco regulatório". Esse discurso não tem recebido a contraposição adequada, e pode levar a uma eventual situação de cristalização dessa idéia-força, com conseqüências perniciosas para o desenvolvimento econômico brasileiro.
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O diagnóstico contido nesse discurso, entretanto, não tem a menor fundamentação na vida real, conforme mostraremos a seguir. Na minha opinião, o discurso aceitável seria: "os portos públicos podem ser mais eficientes, em que pese o atendimento do crescimento acelerado e inimaginável (até três anos atrás) da movimentação de cargas nos dois sentidos, importação e exportação".
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Em 15/03/2008 15h47
continuando...
DOCUMENTOS
Ainda na tarde da sexta-feira(14), o presidente da CPI recebeu um conjunto de documentos do Detran. São contratos e expedientes relacionados ao caso. A documentação havia sido requerida pela CPI desde o dia 23 de fevereiro. Na última terça-feira (11), ainda sem ter recebido os documentos, o deputado Fabiano Pereira protocolou novo pedido junto ao Detran, estabelecendo um prazo máximo de 72 horas para que a documentação chegasse à CPI, sob pena de responsabilização legal.
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Valeu!

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Em 15/03/2008 15h46
Documentos da PF na Fraude no Detran do gov.Yeda (PSDB-RS)
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Polícia Federal cumpriu o seu papel, a CPI vai cumprir o dela, diz Fabiano
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Para o deputado Fabiano Pereira (PT), que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar o desvio de recursos públicos do Detran, as informações apresentadas pelo superintendente regional da Polícia Federal, delegado Ildo Gasparetto, em coletiva a imprensa concedida na tarde desta sexta-feira (14), reforçam a convicção que está na base da constituição da CPI. A avaliação do parlamentar é que, a partir da entrega do inquérito ao MP e ao Poder Judiciário, ganha importância o trabalho complementar que a investigação dos deputados pode fazer. "Fica evidenciada a necessidade da complementariedade dos trabalhos entre a CPI e o Ministério Público Federal", disse.
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Fabiano acredita que na próxima segunda-feira (16), dia em que prestará depoimento o ex-diretor do Detran responsável pela contratação da Fatec, em 2003, Carlos Ubiratan dos Santos, os deputados devem aprovar, finalmente, o requerimento que disponibiliza a documentação do inquérito policial à CPI. "Agora que a Polícia Federal cumpriu a sua parte e encaminhou o inquérito para o MP e para o Poder Judiciário, as razões apresentadas pelos que votaram contra desapareceram. Espero que os deputados entendam que esses documentos são importantíssimos para darmos seguimento aos trabalhos da CPI", argumentou.
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Valeu!

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Em 15/03/2008 15h44
Agora é que é hora da Marta decolar de vez, pois os partidos gays estão dando um tempo neste namoro.
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Marta em 2008!!!
Dilma em 2010!!!

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Em 15/03/2008 15h20
Moderador, cadê os meus comentários?
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Valeu!

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Em 15/03/2008 15h14
Essa história de que o PSDB e o DEM estão dando um tempo é coisa de namoro mal resolvido e cheio de traições.
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Gostaria de saber quem é quem, pois, sendo os dois (Arthur Virgílio e o Agripino Maia) considerados "machos" quem deve ser o passivo neste história?
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Valeu!

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Em 15/03/2008 15h07
Moderador, libera meus comentários!
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Valeu!

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Em 14/03/2008 16h35
Caro Moderador,
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Ontem a noit enviei 6 comentários de um mesmo assunto. Gostaria de saber por que meus comentários foram publicados incompletos?
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Estão faltando as tres primeiras partes para complementar o entendimento das tres que foram postadas.
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Sem as três primeiras postagens não há como entender as demais.
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Valeu!

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Em 13/03/2008 23h57
Byron gostava mesmo de Tasso. Era fiel e agradecido pelos cargos que conseguiu no governo do Ceará e no próprio BNB. Pode ser mera coincidência, mas isso pode ter incentivado o ex-presidente do banco a perdoar uma dívida de uma empresa do grupo Edson Queiroz, a Monteiro Refrigerantes S/A, cuja maior acionista é a sogra do senador
tucano. Segundo a "IstoÉ", a dívida da empresa com o BNB era de R$ 19,9 milhões. "Desse total, mais de R$ 17 milhões era dinheiro público do FNE".
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Em setembro de 1997, sob uma forte pressão de Byron, a dívida foi dada como quitada depois de uma estranha negociação entre devedor e instituição financeira. A empresa pagou, apenas, R$ 3,9 milhões. "O perdão da maior parte da dívida não teve pareceres técnicos nem foi submetido aos advogados do banco", afirma a revista. "A amizade de Byron com o Grupo Edson Queiroz também levou o presidente do BNB a perdoar uma dívida de R$ 3 milhões da empresa Luna Aqüicultura Ltda., que pertence ao ex-deputado".
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Pronto!!!
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O que não sai na Globo sai aqui!!!
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Valeu!!!

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Em 13/03/2008 23h55
Não é só este líder da oposição que está enrolado com Byron. O TCU contesta também uma operação de empréstimo efetuada para empresa Refrescos Cearenses S.A, de propriedade de Tasso Jereissati, que estaria acima dos limites possíveis do banco. Tasso também está ligado, mesmo que indiretamente, a outras intervenções.
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Um delas, levantada pelo TCU e denunciada pela revista "IstoÉ", envolve a Fiotex Industrial S/A indústria de fios de algodão de Fortaleza, que Byron chegou a ser consultor. A Fiotex devia R$ 5,1 milhões e mesmo sem pagar um centavo foi agraciada com uma bolada de US$ 3 milhões. Pouco tempo depois, sem consultar a direção do banco, a Fiotex recebeu mais R$ 2,5 milhões para capital de giro. Até 2002, tal empresa devia R$ 45 milhões ao banco. A Fiotex pertence a Francisco de
Assis Machado Neto, suplente do senador Jereissati.
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Tem mais!!!

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Em 13/03/2008 23h54
Esse é o caso da empresa Mossoró Agroindustrial S.A (MAISA),de propriedade do senador José Agripino Maia (DEM). Agripino recebeu recursos do BNB e não pagou. A dívida total do senador ainda é um mistério, pois nunca houve uma investigação séria sobre o assunto. Alguns números citados na imprensa apontam para a cifra de R$ 50
milhões em valores atualizados. Até 1999, a MAISA devia R$ 4.266.853,27. Agripino reconhece um débito de apenas R$ 2 milhões e o contesta na Justiça.
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No entanto, a questão mais grave foi levantada por uma auditoria do TCU, que afirma que vários órgãos do banco foram contrários às operações de refinanciamento e novos empréstimo para a empresa de Agripino em virtude do "elevado nível de endividamento do grupo junto ao BNB e o fato de que, em passado recente, os interesses
do BNB estiveram abalados por descumprimento por parte do grupo EIT (integrante do grupo MAISA) em não honrar compromissos contratuais pactuados, fato, inclusive, que resultou no impedimento do cliente".
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Tem mais!!!

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Em 09/03/2008 19h10
POLÍTICA E ECONOMIA
Sábado, 8 de Março de 2008 - 14:09
Crescimento em semi-duráveis começa a mostrar consistência
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A indústria de bens semi-duráveis e não duráveis - que abrange itens como alimentação, vestuário, farmacêuticos e madeira - aos poucos começa a dar sinais de recuperação. Ao contrário de outros setores produtivos que registraram forte crescimento no último ano, como automotivo e bens de consumo duráveis, o segmento só começou a se mover de forma mais consistente a partir do segundo semestre de 2007.
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Valeu Lula!!!

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Em 09/03/2008 19h09
POLÍTICA E ECONOMIA
Domingo, 9 de Março de 2008 - 00:46
PAC de batom
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É pau, é pedra, é o início de um caminho. A promessa de vida que chega com o anúncio do começo das obras do PAC uniu as mulheres das regiões que receberão melhorias. Assim como, no passado, muitas pegaram no pesado para erguer suas casas, hoje as moradoras estão empenhadas em fazer o mesmo em suas comunidades, animadas ainda com a chance de trabalhar pela primeira vez com a carteira assinada.
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Valeu Lula!

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Em 09/03/2008 19h07
POLÍTICA E ECONOMIA
Domingo, 9 de Março de 2008 - 00:35
7%. Este é o ritmo atual de crescimento da economia. Já dá até para chamar de milagre
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Na quarta-feira 12, O IBGE irá divulgar o número final do PIB brasileiro em 2007. Ao que tudo indica, o resultado será melhor do que se previa. Estimativas de crescimento, antes próximas a 5%, já estão sendo puxadas para 5,7% pelas principais consultorias, em função da aceleração da atividade captada no último trimestre do ano passado. As estatísticas, no entanto, funcionam como lanternas na popa. São fachos de luz que só iluminam águas passadas.
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Valeu Lula!

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Em 09/03/2008 19h04
O Porto de Itajaí, administrado pela Prefeitura de Itajaí, é o segundo maior porto brasileiro em movimentação de contêineres, só perdendo para Santos.
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Essa obra é fundamental para ampliar a retro-área portuária e viabilizar maior capacidade para movimentação de contêineres.
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Essa é a solução adequada para ampliar a capacidade e eficiência dos portos brasileiros. Ampliando os portos públicos, que prestam serviços a terceiros.
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A construção de portos privativos para prestar serviço de movimentação de cargas de terceiros, competindo com os portos públicos é danosa ao país.
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Agride o atual marco regulatório, provoca uma competição assimétrica - com grande desvantagem para os operadores privados nos portos públicos - e não tem obrigação alguma de prestar serviço para os pequenos e médios produtores.
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Investimentos em Logística e Transporte. Esse é o governo Lula. Deixem o homem trabalhar!
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Valeu Lula!!!

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Em 09/03/2008 19h02
Porto de Itajaí inicia obra de duplicação de rua, para ampliação.
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Começam nesta sexta-feira as obras de duplicação dos 203 metros de extensão da Rua Silva, no trecho entre a Avenida Marcos Konder e a Rua Cônego Thomas Fontes. A obra é parte integrante do projeto de ampliação da área portuária.
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Na primeira etapa, seis postes serão remanejados para construção da nova pista. Além da nova pista, o local receberá projeto paisagístico, com ciclovia e arborização.
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A duplicação é necessária para comportar o funcionamento da chamada área C, espaço com mais de 28 mil metros quadrados para movimentação de contêineres que começa a operar ainda em 2008.
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A implantação da área C é realizada através do Teconvi, empresa arrendatária de parte das operações no Porto Municipal de Itajaí.
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A duplicação da Rua Silva deve ser concluída em 45 dias. A obra está orçada em R$ 500 mil.
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Fonte: Site do Porto de Itajaí

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Em 09/03/2008 18h19
Caro Paschoal Rabelo,
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Brilhante seu comentário resposta a senhora Helena. Mandou bem e demostrou que sabe tudo sobre a gestão desastrosa do FHC, no item educação.
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Gosto de ler seus comentários, pois demonstra ter bastante conhecimento sobre itens como: economia e politica. Lamento não ver com freqüência seus comentários.
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Meus parabéns!
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Valeu!

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Termos e condições

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