Comentários


Comentários de Ricardo Pontes
Em 18/03/2008 17h20
Ademais, a Constituição garante um instrumento muito mais democrático é nunca usado que é a figura da lei delegada. Caso haja necessidade de uma medida urgente o presidente pode pedir ao congresso e o congresso delega ao Presidente o direito de legislar sobre um determinado assunto. Portanto, o Brasil conseguiria sobreviver muito bem sem as MPs, assim como sobrevive muito bem sem a CPMF (o governo também dizia que sem CPMF o país seria ingovernável) e como todas as democrácias do mundo vive muito bem com o respeito às separação dos poderes.

Em Medidas provisórias
sem opinião
avalie fechar
Em 18/03/2008 17h08
O ideal é que as Medidas Provisórias fossem banidas do ordenamento jurídico brasileiro. Trata-se de instrumento totalmente anti-democrático. Ao analisarmos a história, verificamos que desde a Magna Carta do Rei João Sem terra que a competência para instituição de tributo e confecção do orçamento é compentência privativa do parlamento. E essa prática tem sido seguida por todos os países democráticos do mundo. No Brasil, ao contrário, apesar de competência ser do Congresso Nacional, o presidente pode dispor sobre estes temas por medida provisória, o que é inadimissível, na minha visão.
Durante a ditadura todo mundo criticava o decreto-lei. Mas o decreto-lei só podia ser utilizado para tratar de seguraça nacional, finaças públicas, direito tributário e cargo e vencimento de servidor público. Hoje a Medida provisória pode tratar de quase tudo. É, deveras, muito mais abrangente que o Decreto-lei. Que saudade do decreto-lei!
Outro coisa interessante, para quem não sabe, é que o art. 62 da Constituição de 1988, que trata da MP, redação original não foi aprovada pelo Congresso Nacional, conforme confidenciou o hoje Ministro da Defesa, na época constituinte, Nelson Jobim. Ou seja, ouve uma verdadeira fraude à Constituição, ao se inserir esta excrescência sem ao menos que fosse aprovado pelo poder Constituinte.
Por tudo isso, é que eu, não minha humilde opinião, advogo pelo fim da MP, indepedentemente de quem é governo ou foi governo ou será governo.

Em Medidas provisórias
sem opinião
avalie fechar
Em 07/02/2008 17h28
O governo não vende nenhuma estatal porque precisa arrumar um lugar para enconstar os militantes de carterinhas e para fazer barganha com o PMDB. Quem não se lembra que o PMDB só aceitou votar pela manutenção da CPMF depois que o Conde foi para FURNAS.

Em Cartões corporativos
27 opiniões
avalie fechar
Em 22/01/2008 19h42
Não entendo porque até hoje tem gente chorando pela a CPMF. Ela não tinha prazo para acabar? Não estava previsto o seu fim. Pois é, ela acabou, conforme estava previsto na CF há mais de quatro anos. Agora quem mandou o governo estimar uma receita que não estava previsto. Se o governo fosse previdente teria trabalhado pela manutenção da CPMF sem considerar esta verba como algo certo. Como não fez agora que corte os gastos e melhore a sua gestão. Mas pelo visto o governo quer aproveitar da situação. Não irá cumprir o prometeu (o que é um hábito de um governo sem palavra), não aumentará a tabela do SUS, não reajustará o salário de certas categorias de servidores que ele havia a muito acordado, para por a culpa na oposição. E aí o governo argumentará: Servidor púbico você não tem aumento por culpa da oposição, médicos idem. E assim pretende jogar o povo contra a oposição, e desta forma, tentará manter-se no poder indefinitivamente. Atentai, que o povo está acordando das mentiras deste governo

Em Orçamento
30 opiniões
avalie fechar
Em 11/12/2007 15h20
Só para parafrazear Nelson Rodrigues - quem defende a CPMF defende por má fé cínica ou obtusidade córnea. Ou deve está recebendo algum tipo de mensalão para defender tal excrescência, como no caso dos governadores

Em Prorrogação da CPMF
sem opinião
avalie fechar
Em 30/11/2007 14h30
Primeiro lugar, gostaria de dizer, respeitosamente, que eu acredito que a rejeição da CPMF pode, sim, permitir uma redução dos preços. Seja, porque o custo operecional ficará reduzido; seja porque, o custo do direiro (o juros) deve cair também.
Quanto à questão da sonegação gostaria de insistir que todos os países do primeiro mundo combatem a sonegação sem utilizar de qualquer imposto tipo CPMF. Talvez o grande facilitador da sonegação é que existe no país mais de 40 impostos e contribuições e taxa e etc, é um emaranhado de legislações que além de complicar a vida do contribuinte, acaba facilitando a vida do sonegador. Portanto, se houver uma reforma tributária séria. E a redução dos mais de quarenta tributos para 6, por exemplo, ficaria muito mais fácil a fiscalização. E por fim, a CPMF não foi a responsável por combater a corrupção, como o caso do dólar na cueca.

Em Prorrogação da CPMF
9 opiniões
avalie fechar
Em 20/11/2007 19h49
Concordo que tarifa de eletricidade, CIDE, IR, TAXAS e etc, possuem alíquotas maiores que a famigerada CPMF, mas o que está em pauta é a CPMF. Então não vamos deviar o foco da discussão. A CPMF não é necessária, como demonstrou a Senadora Katia Abreu. O governo consegue muito bem viver sem o 40 bi. Agora mesmo foi anunciado superavit de arrecadação. A CPMF é tão ruim que o Brasil é o único país a adota-la. Pelo fim desta excrescência!!!

Em Prorrogação da CPMF
11 opiniões
avalie fechar
Em 09/11/2007 13h23
Com todo respeito, SR João Mariano, discordo totalmente de sua afirmação: "Só quem é contra o País, quem é contra a saúde dos mais pobres e a favor da sonegação, da lavagem de dinheiro e do caixa dois pode ser contra a CPMF". Como eu já comentei anteriormente o combate a sonegação pode ser feito sem o uso da CPMF, como é feito em todo país do mundo. Com relação à saúde, nada garante que o recurso será ali alocado, como não o fora desde a primeira vez em que foi instituído esta "famigerada" contribuição. E por fim, a CPMF não passa de uma violação ao direito de propriedade. Veja, o cidadão está sendo tributado não pelo consumo, não pelo ganho de capital, pela utilização de um serviço, mas tão-somente, por movimentar seu próprio patrimônio. Talvez seja por isso que nenhum país civilizado ousou criar tamanha excrescência.
Ao menos se o Estado desse segurança, poderíamos guardar nosso dinheiro no colchão e não seríamos taxado pela utilização de nosso próprio patrimônio.
Ricardo

Em Prorrogação da CPMF
11 opiniões
avalie fechar
Em 08/11/2007 17h37
Senhores,
Este argumento que a CPMF é necessária para a fiscalização e é indispensável ao combate a sonegação , com devido respeito, não passa de uma granda falácia. Que eu saiba o Brasil é o único pais que possui um tributo como este. Mas os outros paises combatem a sonegação sem utilizar-se deste tipo de tributo. Será que somento o Brasil precisa deste tributo para combater a sonegação? Será que somos incompetentes? Evidentemente que o combate a sonegação pode ser feito sem a CPMF como é feita por todo o Mundo.

Em Prorrogação da CPMF
4 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca