Comentários


Comentários de rodrigo santos carvalho
Em 28/09/2009 17h35
E para aqueles que torcem contra Israel ai vai o final da novela: a Palestina vai virar Estado mais ou menos nas linhas de 67, com Jerusalem Oriental como capital e os refugiados vao receber compensações financeiras. Israel vai sobrevive, vai gastar menos em armamentos e vai entrar para a UE. E, claro, vai continuar gerando gente inteligente e criativa. Os arabes vao continuar com suas ditaduras, com a falta de liberdade de imprensa e entupindo a Europa de imigrantes fanaticos que não quer se integrar aos valores ocidentais. Uma coisa é certa: Israel vai continuar um estado judeu. O Ahmedinejad vai passar e o povo iraniano voltará a ter dias de glória.

Em Risco Nuclear
sem opinião
avalie fechar
Em 28/09/2009 17h23
Nossa... é incrível este ódio a Israel. Duvido que seja só por causa da ocupação. Tem alguma coisa estranha na raiva desta gente... Até 67 Israel não ocupava nada e os comentários eram os mesmos. Praga sionista, cancer no Oriente Medio. Discurso de vitima. Lobby judaico. Seré que esta gente acha mesmo que o judeu é um tipo humano diferente? Será que não entendem que não houvesse perseguição nao haveria Israel? Serã que não entendem que foi esse discurso racista que deu origem a Israel com tudo o que veio depois, inclusiva a ocupação dos palestinos? Se os judeus fossem aceitos como são no Brasil, no Irã ou nos EUA, não haveria necessidade de Israel. O sionismo seria uma iniciativa fracassada porque nenhum judeu respeitado iria para Israel. Quando há minorias discriminadas, como gays, mulheres, negros, os movimentos internos resolvem a questão. Mas e quando isto não é possivel? Você diz simplesmente, ah então tá bom. Foi isso que acontenceu ao longo da historia com os povos? Ou vocês acham que a expansão arabe alcancou a Espanha e a India pedindo licença aos povos ali instalados. Ocuparam. Mataram e muito. Sem imprensa, sem conselho de direitos humanos nem Hugo Chavez para encher o saco. Alias, estão fazendo isto ate hoje no Saara Ocidental e ninguem fala nada. Quando vez que vejo os antissemitas de plantão aqui, torço mais ainda para Israel. Que eles saiam logo dos Territorios ocupados, deixem os palestinos em paz e se transformem num pais cada vez mais prospero.

Em Risco Nuclear
sem opinião
avalie fechar
Em 28/09/2009 15h58
Que irritante é ouvir este papo de que o Irã tem 4000 mil anos, bla, bla, bla. De que servem estes 4000 anos? Para no final perseguir gays? Para proibir o gel no cabelo? Para apedrejar mulheres? Sou mais o Brasil, Australia, Canada que em 200, 500 anos chegaram mais longe em termos de decencia humana. O Irã é um perigo para a humanidade. Fanatismo e bomba nuclear é uma formula perigosa. E qual é o problema de Israel ter a bomba? Ninguém no mundo teme o arsenal nuclear israelense porque apesar da ocupação o país tem governos responsaveis. Ou voces acham que os arabes nao sabiam que Israel tinha a bomba quando atacaram Israel? Claro que sabiam, mas sabiam tambem que Israel nunca usara a bomba. O problema de Israel é só a ocupação. Eh um pais espetacular que sô nao devolve tudo logo porque esta cercado de inimigos. Sempre que devolve algum territorio logo fica ameaçado. Algum governo responsavel faria o contrario? Voce deixaria o seu vizinho produzir polvora no andar de baixo? Voce dormiria em paz assim? O Irã e os arabes são todos atrasados, com um passivo interno imenso que usa Israel como bode expiatorio. O que eh que o Irã tem a ver com Israel... nem arabe é. E ainda tem gente aqui que aposta naquele governo ridiculo....

Em Risco Nuclear
51 opiniões
avalie fechar
Em 28/01/2009 14h40
1. Mas, como é que alguém pode falar que o prêmio Nobel é uma invenção americana e ficar impune? Pensei que tudo mundo soubesse que era da Academia Sueca...
2. Malham Israel sem nenhum conhecimento de causa. Israel é o único pais entre o Marrocos e a Indonésia onde mulheres árabes lésbicas muçulmanas podem se assumir e contar com a ajuda do Estado para se defender. Em qualquer outro pais seriam mortas a pauladas...

Em Violência em Gaza
14 opiniões
avalie fechar
Em 04/01/2009 19h55
Quantas vezes vou ter de repetir: A ONU NAO CRIOU ISRAEL. A ONU NAO TEM MANDATO PARA ISSO. O que houve foi uma recomendação para a partilha. Cada um poderia tornar sua parte um Estado independente. Israel aceitou na hora. Os palestinos, não. A guerra lançada contra Israel pelos arabes foi para ocupar Israel, destruir o Estado judeu.
Quantas vezes vou ter de repetir: dois povos vivendo juntos pode dar certo as vezes (como no Canada) e pode dar errado outras vezes (Tchecoslovaquia ou Espanha, como ETA). Se a resolução tivesse sido derrotada na ONU, Israel lutaria pela independencia com os palestinos. PORQUE EH TAO DIFICIL ENTENDER? Eh porque todos os povos podem ter um Estado, mas os judeus nao podem? Puro preconceito?
Quantas vezes vou ter de repetir: O HOLOCAUSTO NAO TEM NADA A VER COM ISRAEL. Antes do Holocausto ja tinha meio milhao de judeus morando na Palestina. Numero suficiente para criar um estado (olhem ai no mapa quantos paises tem menos de meio milhao de habitantes).
Portanto, parem de ficar culpando a criacao de Israel por tudo o que tem de errado no mundo. Isto eh preconceito.
A PAZ NA REGIAO DEPENDE DA CRIACAO DE UM ESTADO PALESTINO. O FATAH ESTAH NO CAMINHO CERTO. O HAMAS, NAO. FICAR O TEMPO TODO FALANDO QUE ELES SAO VITIMAS DE UMA INJUSTICA HISTORICA NAO ADIANTA NADA.

Em Violência em Gaza
26 opiniões
avalie fechar
Em 04/01/2009 15h53
Quando a gente anda por Sorocaba, Jacarepagua, Ubatuba... estes nomes todos evocam ocupação de um povo por outro. Eh a lembrança viva da ocupação. Também os americanos em Nevada, Nuevo Mexico, Colorado. Eh claro que é triste e injusto, mas é o fluxo da história. Os indios também não chegaram ali pedindo: "hei, da licença, chega pra lá". A humanidade só se deslocou de um lado para o outro em busca de sobrevivência, de abrigo. Também foi assim com Israel. Chegaram desocupando um povo, mas isto não tira a legitimidade de Israel. Esta guerra é reflexo disso. Ainda está quente em nossa memória. Mas Israel chegou para ficar. Os Palestinos têm de se dar conta disso e aceitar a existência de Israel. Eh um processo longo, mas está caminhando. Egito, Jordânia já aceitaram. O Fatah também. Falta o Hamas. Eles têm dois caminhos: ou continuar com a resistência, jihads, qassans, ou fazer como o Fatah: sentar e negociar. Não é fácil, vai sempre ficar um gosto de injustiça histórica, mas assim tem sido.
O Hamas está errado: eles lançam foguetes com o objetivo de matar civis. Passar a mão na cabeça do Hamas só prejudica a questão. Eles são como crianças: alguém tem de chegar e gritar: "PARA DE FAZER ISTO SE NAO VOCE VAI APANHAR".

Em Violência em Gaza
42 opiniões
avalie fechar
Em 04/01/2009 15h11
É incrivel a sensibilidade do mundo muçulmano para com os oprimidos! Puxa quanta sensibilidade! Vejo estas multidões em Jacarta, no Libano, na Siria, em Teera e penso: nossa, como são solidários! Morreram mais de 5000 curdos gazeados por Saddan Hussein e nem uma manifestação no mundo. Mulheres são mortas a pedradas e... nada. Gays são enforcados em praça pública ... e nada. Minorias, como os cristãos, são perseguidos e presos... e nada. Governantes por 20, 30 anos no Poder, verdadeiras dinastias... e nada. Israel não está por trás de nenhuma guerra no mundo. Só não concorda logo com o Estado palestino porque até hoje nunca teve garantias de que não sera atacado (e de fato, nunca teve esta garantia). Já os muçulmanos estão por trás de TUDO o que tem acontecido de ruim no mundo nos ultimos anos (Talibans, Darfur, Caxemira, Nova York, Madrid, Bali, Londres, Chechenia, Filipinas, etc).
INCOMPREENSIVEL.

Em Violência em Gaza
35 opiniões
avalie fechar
Em 28/12/2008 04h34
É por causa da desinformação de pessoas como esta Ellen que o conflito não tem fim. Olha só "Os judeus chegaram tomando as melhores terras e expulsando palestinos". Esse pessoal fica repetindo isso ad infinitum para gerar uma narrativa equivocada. Os judeus compravam terras dos arabes, até 1948 nunca tomaram terra de ninguém. Eles só não compraram toda a Palestina porque a Agencia Judaica não tinha mais dinheiro. Os arabes do Libano estavam loucos para vender. Isto tudo esta documentado. Eh so procurar qualquer tabeliao em Beirute e vocé pode ver os titulos de terra vendidos ateh 1948. Os palestinos foram vitimas desse processo, é verdade, mas por causa de suas lideranças burras que erraram e continuaram errando. Os judeus que foram para a Palestina estavam fugindo do ódio e do antisemitismo (igual ao que começa a surgir agora nestes posts). O judeu é um dos povos mais pacificos da historia. Onde chega, vive bem, se integra, contribui para as artes, as ciencias, o comércio. Um cara como o Bussunda do Casseta é o maior exemplo disso. Se não houvesse discriminação contra os judeus eles não precisariam da Palestina. Olha como vivem bem os judeus no Brasill, nos EUA, no Irã, na França. A gente tem de entender a Palestina como uma luta por dois povos que tentaram sobreviver e que não deram certo vivendo num Estado unico. Esta historia de demonizar Israel não contribui. Os palestinos são vitimas desse processo, mas sao vitimas por causa de suas liderancas tambem.

Em Violência em Gaza
81 opiniões
avalie fechar
Em 27/12/2008 14h13
Este ataque despropocional é condenável sob todos os aspectos, basta ver a cifra de 200 palestinos contra 1 morto israelense. O mesmo se deu na guerra recente da RUssia contra a Georgia, EUA e Iraque, Servia e Kossovo. O mais forte sempre ganha do mais fraco.
Então, eu tenho duas perguntas:
1. Se o Hamas sabe que nunca conseguirá vence Israel pela força, porque fica jogando estes foguetinhos? As fronteiras de Gaza, já desocupada, são reconhecidas por todo mundo, até por Israel, que não tem interesse algum ali. Será que eles não deveriam já estar constuindo o Estado Palestino? Qual é objetivo de jogar Qassan em Israel? Eh a resistência contra a ocupação da Cisjordânia? Mas quem deveria estar se preocupando com isto não deveria ser o pessoal da Cisjordãnia? Para mim, este Hamas está acabando com a imagem dos palestinos. Fizeram tanta bobagem que o mundo nem está condenando Israel como deveria.
2. Se os palestinos de Gaza estão passando fome, como é possivel que tenham armamentos para enfrentar Israel? Comida não entra, mas arma entra... estranho, né?
O pior é ouvir os lideres ficarem posando de machão "vamos resistir até a ultima gota de sangue"... Sangue de quem cara-palida? Só se for das pobres mães palestinas e das crianças inocentes. Irresponsaveis e fanáticos este pessoal do Hamas.
Dito isto, Israel não pode usar força desproporcional contra Gaza. No meu entender, deveria revidar com Qassans.

Em Violência em Gaza
74 opiniões
avalie fechar
Em 27/12/2008 13h06
Ataque lamentavel e desproporcional este de Israel. 200 mortos de um lado e 1 morto de outro. Nada justifica isto. Pior vai ser se o Hamas continuar jogando foguetes. O que vai por um fim neste conflito eh o dialogo entre Israel e o Hamas. O Hamas eh tao burro e tao irresponsavel que um ataque feroz como este nao esta tendo a repercussao na midia que eles gostariam. Todos os paises estao condenando o ataque, mas nao sem antes criticar o Hamas. Eles sao burros e trazem a desgraça para os palestinos.

Em Violência em Gaza
32 opiniões
avalie fechar
Em 25/12/2008 16h05
Esta discussão é cansativa, mas vamos la destruir os mitos:
1. Israel não foi criado pela ONU. A ONU não tem mandato para isto. Se a resolução tivesse sido negada por 53 votos e um a favor, ainda assim, haveria Israel por meio de uma guerra civil (veja ai o exemplo dos checos e eslovacos). Alias, teria sido melhor para Israel. Daria mais legitimidade.
2. O Holocausto não tem nada a ver com Israel. Por volta de 1940 já havia na Palestina algo como 400 mil judeus, o suficiente para criar um Estado (isto em numeros atuais corresponderia a mais ou menos um milhão de pessoas. Eh só olhar no atlas e ver quantos paises existem com população assim.
3. Israel só não tinha mais terra na época do império otomano porque a Agencia judaica estava sem dinheiro para comprar terras. Os arabes ricos estavam loucos para vender terras (isto tudo está documentado... Eh só ver os titulos de terras vendidos, todos de arabes)
4. Os palestinos não tinham a terra quando os judeus começaram a chegar. Eles também lutavam pela autodeterminação como os judeus. Era um povo oprimido pelos turcos. Esta historia de que os judeus tomaram tudo dos palestinos eh bobagem.
5. Israel não tem interesse algum em massacrar o povo de Gaza. Massacrar para quê? Para que gastar bala, armamento, soldo de soldados, querosene de avião? Se fazem isto é porque o Hamas está em guerra declarada com Israel. Por que nunca ninguém se pergunta porque Israel não ataca o Chipre, que também é vizinho e nunca provocou Israel?

Em Violência em Gaza
82 opiniões
avalie fechar
Em 12/11/2007 08h40
Chavez está certo e o Rei está errado. Agiu de forma indigna para um soberano. CHávez é mais legitimo - muito, muito mais - que este tal rei. Chávez é uma liderança nova, com força, expressão, disposição para criar uma nova realidade na América Latina. Pouco a pouco as populações sofridas deste continente estão sabendo separar o joio do trigo. Do lado dos bons, Chávez, Fidel, Lula, Morales, Ahmedinejad. Do lado dos maus, EUA, Europa, Israel. Esta é a realidade do mundo. Os pobres se insurgindo contra os ricos, que sentem tremer a ordem estabelecida... e qual é a melhor saida? "Porque não se cala?". Não, el Rey, não vamos nos calar nunca. Socialismo ou Muerte. VIVA CHAVEZ, VIVA LULA, VIVA FIDEL, VIVA AHMEDINEJAD!!

Em Hugo Chávez
18 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca