Comentários


Comentários de Rosenval Júnior Telesforo Costa
Em 24/09/2008 21h32
A questão é complexa tanto do ponto de vista político quanto do técnico
O Brasil ainda possui graves problemas sociais na área de saúde, educação, habitação...e esses problemas se estendem à amazônia também! Por isso não basta apenas um foco nos problemas ambientais temos que tratar a questão de forma mais abrangente. Estamos falando da maior floresta tropical do mundo, detentora de uma enorme diversidade ambiental e cultural...e o povo da floresta precisa ter o mínimo de condições para viver e poder preservar o ambiente em que vive, por isso disse que precisamos dar condições sustentáveis para quem vive na floresta.
Sobre a legislação ambiental, temos um excelente ordenamento jurídico...o que falta é implementação! Temos leis ambientais rígidas, tanto é assim que sempre querem alterar a lei buscando suavizar as suas exigências. Um exemplo é o código florestal que há projeto no Congresso para alterá-lo, diminuindo o tamanho da RL.
O desenvolvimento é necessário e não é errado! Ma, temos que buscar o desenvolvimento de forma correta pautado na diretriz do desenvolvimento sustentável.

Em Desmatamento
sem opinião
avalie fechar
Em 24/09/2008 20h50
Prezado Alcides,
Tem certeza que o senhor leu todo o meu comentário?
Sou a favor do combate ao desmatamento! entretanto, só a repressão não basta! O governo precisa implementar políticas públicas visando incentivar a conservação e o uso sustentável da floresta, além de aumentar a fiscalização e o monitoramento de nossas florestas.
Infelizmente, o próprio brasileiro alimenta e financia a destruição da floresta, apesar de todo esse alvoroço com relação a preservação da Amazônia e de toda a aparente preocupação da sociedade.
Os desinformados culpam os países estrangeiros pelo desmatamento, mas não sabem que 64% de toda madeira produzida na Amazônia é consumida no mercado interno e que a grande maioria provém de extração ilegal! Sendo SP o estado que mais compra madeira da amazônia.
Então, o que precisamos é de educação ambiental e da implementação da valorização da floresta visando o fim do desmatamento na amazônia!
Se o senhor é a favor do desenvolvimento da amazônia mantendo a floresta em pé saiba que compartilhamos do mesmo objetivo.

Em Desmatamento
sem opinião
avalie fechar
Em 11/09/2008 01h41
Falaram sobre atuação do exército na Amazônia e a criação de leis proibindo o desmatamento...ora se exército e leis resolvessem tudo, seria fácil acabar com os problemas do mundo...
A questão é muito mais complexa e envolve toda a sociedade e todas as áreas de atuação do governo: educação, área social...
O que adianta impedir o desmatamento se não criam condições sustentáveis para o povo da Amazônia viver?
O governo vem aumentando a fiscalização, apesar disso a exploração ilegal de madeira continua. Isso porque não há políticas eficientes. ´
Estão tentando apagar o incêndio, mas se esquecem de atuar preventivamente de forma a evitar os danos ou ao menos minimizá-los...
E mesmo com o aumento da fiscalização, muita coisa não funciona. O IBAMA autua, multa, apreende...mas, as penas não são aplicadas, as multas não são pagas, os bens apreendidos não têm uma destinação adequada...a polícia prende um juiz solta, concede liminar...enfim essa permissividade, com certeza, contribui para que a ilegalidade continue imperando e que a lei do mais forte predomine...infelizmente.

Em Desmatamento
15 opiniões
avalie fechar
Em 11/09/2008 01h07
Quando se fala da importância das florestas não se está apenas fazendo referência ao seqüestro de carbono, mesmo porque o maior reservatório de carbono é o mar, que o sequestra por processos físicos e químicos.
A maior importância das florestas está na manutenção do equilíbrio ambiental, clima, ciclos biogeoquímicos, estabilidade geológica, biodiversidade, proteção do solo, abrigo e proteção da biota, além de assegurar a nossa qualidade de vida e o nosso bem-estar.
Coisas que uma pastagem e um capão de cana não podem nos proporcionar...

Em Desmatamento
14 opiniões
avalie fechar
Em 29/05/2008 17h39
Sudeste/Sudestino,
Nem só a Amazônia, nem só a Mata Atlântica!
O Brasil possui outros biomas e todos devem ser preservados de igual forma!
Cerrado, caatinga...todos possuem uma rica biodiversidade e grande importância para a sociedade (valor imensurável).
O cerrado e a mata atlântica são dois hot spots da conservação mundial!
Ah! e pode ter certeza de que todos eles atraem a cobiça internacional...

Em Marina Silva
5 opiniões
avalie fechar
Em 29/05/2008 14h32
Chega de verborragia!
O Sr. Minc fala demais. Espero que ele cumpra pelo menos uma parte de tudo que anda prometendo. E que possa mudar alguma coisa...para melhor é claro!

Em Marina Silva
5 opiniões
avalie fechar
Em 19/05/2008 11h18
Marina contrariou muita gente, porque não se rendeu aos imperativos econômicos e tampouco passou por cima das leis ambientais em nome de políticas de desenvolvimento!
Por isso ela foi considerada por muitos como "uma pedra no sapato" nos planos de crescimento econômico do Governo.

Em Marina Silva
16 opiniões
avalie fechar
Em 17/05/2008 18h40
O Brasil anda mal das pernas em matéria de gestão ambiental. O governo não conseguiu, ainda, resolver o dilema entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade socioambiental.
Infelizmente, o presidente quer um Ministério pragmático que aprove todas as iniciativas do PAC e que mantenha uma fachada bonita de sustentabilidade só para gringo ver!
O Sr. Minc que se prepare, pois terá muito trabalho!

Em Marina Silva
7 opiniões
avalie fechar
Em 16/05/2008 15h11
Infelizmente no Brasil o modelo de exploração predatória vigora, a fiscalização é ineficiente e a lei não é cumprida!
Nenhum ministro vai conseguir mudar isso!

Em Marina Silva
6 opiniões
avalie fechar
Em 18/02/2008 21h36
Quando o INPE diz que houve redução do desmatamento na Amazônia o Lula concorda e assina em baixo, mas se o INPE diz o contrário...aí falta exatidão nos números...

Em Desmatamento
17 opiniões
avalie fechar
Em 16/01/2008 19h34
Diversos assentamentos foram e continuam sendo criados sem estudos de viabilidade ambiental, apenas com levantamentos técnicos resumidos em total desconformidade com a Política Nacional de Meio Ambiente e as resoluções do CONAMA.
A Licença Prévia constitui-se documento obrigatório que antecede o ato de criação de um projeto de assentamento de reforma agrária. Somente nos assentamentos de comunidades tradicionais em que essas sejam as únicas beneficiárias a licença prévia poderá ser dispensada, segundo a Resolução nº 387 do CONAMA.
A não observância desse dispositivo põe em risco as unidades de conservação(algumas de proteção integral onde nem é permitida a ocupação humana), as áreas de preservação permanente e as reservas legais. Esses assentamentos deveriam ser anulados e o INCRA deveria tratar com mais atenção, seriedade e zelo a questão ambiental, buscando regularizar os assentamentos de acordo com as exigências da lei.

Em Reforma agrária
7 opiniões
avalie fechar
Em 12/01/2008 21h32
Apesar de considerar o ato do bispo Luiz Flávio Cappio inadequado, vejo que sua atitude extrema chamou a atenção da sociedade para a discussão de um assunto extremamente polêmico e importante não só para o semi-árido como para o Brasil. Entretanto, a questão da transposição do Rio São Francisco é técnico-política e não releigiosa. Ademais, os atos do santo bispo vão contra os princípios cristãos e da democracia!
"Quando a razão se extingue, a loucura é o caminho."

Em Transposição do rio São Francisco
14 opiniões
avalie fechar
Em 12/01/2008 16h08
Para evitar interpretações extremistas sobre a transposição seria mais interessante que o Sr. Lula e o santo bispo revissem os seus conhecimentos sobre a realidade do semi-árido com base em INFORMAÇÕES TÉCNICAS existentes acerca de um assunto tão polêmico nos dias atuais, e que buscassem desprezar opiniões e interesses puramente pessoais.
Nessa Segunda (07/01/08) recomeçaram as obras de transposição do rio São Francisco no eixo Norte, em Cabrobó (PE), e no eixo Leste, no município de Floresta (PE). Mostrando que a greve de fome do bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cáppio mantida em protesto contra a transposição do rio de nada adiantou!
É interessante ressaltar que o Governo só dá destaque para os benefícios da transposição, como se ela fosse uma panacéia. Entretanto, é importante dizer que trata-se de um projeto extremamente oneroso, que segundo o Ministério da Integração tem custo estimado em de cerca de R$ 4,5 bilhões. Além disso, quem nos garante que os latifundiários não irão dominar a água em detrimento das famílias dos pequenos agricultores? Ademais, existem os questionamentos técnicos referentes aos impactos ambientais, às grandes perdas por evaporação, aos solos impróprios para a agricultura e aos possíveis problemas que seriam ocasionados ao regime hídrico do Rio São Francisco.
Devemos analisar os impactos positivos e negativos da obra para só depois julgarmos a viabilidade econômica, social e ambiental da transposição.

Em Transposição do rio São Francisco
14 opiniões
avalie fechar
Termos e condições


FolhaShop

Digite produto
ou marca