Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano

08/10/2007


Porto Digital aposta no ensino de jogos eletrônicos

 

Erika Vieira


O Ministério de Ciência e Tecnologia levantou dados que mostram que até 2012 o Brasil precisa de pelo menos 200 mil novos desenvolvedores de softwares eletrônicos para suprir a demanda do país. Esse número de profissionais garante a participação do país em apenas 2% do mercado mundial de softwares. Para ampliar esse percentual é necessário aumentar ainda mais a quantidade de pessoas capacitadas.

Para suprir esse filão o Centro de Ensino Experimental Cícero Dias – escola de ensino médio unidade do Procentro (Programa de Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental) - resolveu aproveitar a vocação do Porto Digital, em Recife (PE), para investir na formação de jovens desenvolvedores de jogos eletrônicos. No Projeto Fábrica de Jogos os alunos aprendem a elaborar jogos de computador e celular, todos educativos e com a finalidade de serem disponibilizados como metodologia de ensino para outras escolas.

”70% da profissão do futuro não existe ainda. O Brasil não está preparado para isso. A Fábrica de Jogos está trabalhando para isso”, diz Samara Werner, diretora do Instituto Oi Futuro. O instituto é parceiro do Governo Estadual de Pernambuco na criação do Procentro, sendo responsável pelo ensino de tecnologia e comunicação.

Em funcionamento desde maio deste ano, o projeto une tecnologia com o ensino regular. A capacitação profissional é dada de forma multidisciplinar. Disciplinas como educação artística e geografia servem de base para que os estudantes possam criar o cenário dos jogos, descrevendo de maneira correta se o game se passa em locais de planície, relevo, etc. Já a matemática e a física são essenciais para trabalharem com a parte de programação.

Durante três anos os jovens vão ter aulas de roteiro de jogos, design, programação, robótica e outras. Todos passam por um ciclo básico e depois começam a criar os jogos. Além dos alunos matriculados, jovens do entorno da escola também foram convidados a participar das aulas. “Todos os formados conseguirão inserção profissional, de acordo com uma pesquisa feita pelo CESAR (organização compostas por empresas em parceria com o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco)”, fala Samara Werner.

Procentro
O Procentro da região do Porto Digital, em Recife (PE), é uma escola de ensino médio voltada para a formação profissionalizante na área de tecnologia da informação. A instituição aproveita a vocação da região para formar jovens capacitados a trabalharem nessa área.

A escola funciona em parceria do governo estadual com o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (composto pela iniciativa privada). A iniciativa foi criada para melhorar da qualidade do sistema educacional do Estado e a expandir as unidades públicas de ensino médio. “Os alunos chegam da oitava série com notas baixas e nível de leitura defasado”, afirma Marilene Montarroyos, gestora do Procentro, ao explicar a importância de melhorar o sistema de ensino local.

Além das unidades de Recife, há ao todo 20 escolas neste molde espalhadas por Pernambuco. A primeira turma se formou no ano passado, na unidade Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano, tendo 67% de aprovação no vestibular. Já na unidade Bezerros, 100% dos formados estão empregados.

Áudio dos comentários

   

nOTÍCIAS ANteriores:
05/10/2007
Curso de produção sucroalcooleira pretende acabar com a falta de mão-de-obra
04/10/2007
Solução para estudantes de medicina que enfrentam dificuldades financeiras
03/10/2007
Falta de mão-de-obra qualificada afeta 65% das indústrias, aponta CNI
03/10/2007
Empresa produz vassoura com garrafa pet
03/10/2007
Projeto de rádio produzido pelas próprias crianças faz sucesso em Goiás
03/10/2007
Second Life reúne avatares em caminhada beneficente virtual para arrecadar fundos
03/10/2007
Rio de Janeiro dá desconto em táxi para bêbado voltar para casa
03/10/2007 Projeto de Lei quer acabar com apelidos nas escolas
02/10/2007
Pesquisas mostram que projetos musicais ajudam no rendimento escolar
01/10/2007
Chamada de emergência
Mais matéria