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11/07/2008


Empresas usam marketing olfativo para vender mais

 
  Keila Baraçal


Lojistas da cidade de São Paulo têm apostado em novas estratégias para a venda de seus produtos. Além dos tradicionais folders e campanhas publicitárias, a ação agora é aplicar o conceito de marketing olfativo. Como funciona? Cada estabelecimento exala um tipo de cheiro relacionado com o produto que é vendido.

O trabalho vem sendo desenvolvido pelo engenheiro, com MBA em marketing, Marcelo Ginzberg, de 33 anos. Sua função é transformar, para o sentido olfativo, a estratégia de marketing e venda de seu cliente. Sua empresa nasceu há cinco meses e, desde então, já produziu, entre outros, aroma de chocolate. “Todo mundo tem algum cheiro que fica na memória”, diz.

A técnica desenvolvida pela empresa de Ginzberg foi inspirada por outras, já desenvolvidas nos Estados Unidos e Europa. Para exalar a fragrância, é preciso instalar um aparelho que fica dentro do ar-condicionado. O refrigerador será o responsável por espalhar o novo aroma.

Mesmo com pouco tempo de uso, os lojistas que adotaram a nova técnica já conseguem ver o aumento do faturamento. É o caso de loja de Mariângela, que vende produtos infanto-juvenis customizados, no Shopping Paulista. De quatro meses para cá, seu lucro aumentou em, pelo menos, 30%.

A proprietária da loja, Mariângela Blois, 43, conta que o cheiro vai para além das portas do estabelecimento e marca o consumidor. “Muitos clientes chegam aqui e querem comprar o produto que tem o cheiro da loja”, explica. O aroma tem um toque de baunilha com laranja e, no futuro, Blois quer produzir sachês com a mesma linha.

Inconscientemente, outras lojas já agiam com a estratégia do marketing olfativo. A Osklen, por exemplo, produz alguns saquinhos com seu cheiro específico. A empresa diz que a venda do objeto não funciona como estratégia de marketing. É apenas mais um produto oferecido aos clientes. E na Oscar Freire o inconfundível cheirinho de chiclete faz parte da Galeria Melissa que tem o aroma como a marca diferencial do lugar.

   

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