Envie sua opinião



04/05/2007
Carta da semana


Orgulho de ser brasileiro


”Você tem orgulho de ser brasileiro? Você tem orgulho das belas praias? E o que diria das belas mulheres? Também podemos ter orgulho da nossa Floresta Amazônica ou do cerrado maravilhoso com sua beleza arcaica (pelo menos para a maioria dos brasileiros).

Mas agora vamos parar de fantasiar e falar desses poucos exemplos acima, procurando outra maneira de olhar para eles. No caso das belas praias porque a cada dia temos que ir mais e mais longe para achar uma realmente bela, não seria porquê a cada dia poluímos mais e mais? Todas as praias um dia já foram belas, mas hoje poucas são, pois nós destruímos com tudo ao nosso redor. Com certeza vai chegar o dia que não encontraremos nem uma ilha que não esteja completamente destruída. No exemplo das mulheres não se pode negar que o Brasil sempre teve as mais belas, mas o que adianta se existem várias dessas que, ao invés de estarem fazendo algo útil, estão vendendo jornais nos sinais e vendendo muito mais do que queriam vender. Sem falar no trafico de mulheres, que ainda é uma realidade, esta aí para quem quiser ver. Não sei você, mas, eu quando vejo essa expressão “tráfico de mulheres” me dá vergonha não só de ser brasileiro, como também de ser um ser humano.

Já passamos por tráficos de negros escravos, por guerras que não serviram para nada, nazismo e outros fatos ridículos da história da humanidade, e, mesmo assim existem fatos parecidos que ainda acontecem sem que exista um repudio realmente capaz de acabar com tudo isso.

O que podemos falar das florestas, da fauna e flora mais diversificadas do planeta? Podemos falar que está sendo completamente destruída. A própria Amazônia só ainda resiste pela sua imensidão, porém se a degradação dela não cessar, não demorara muitos anos para virar mais um fato ridículo provocado pelo homem”,
Felipe Rodrigues - ffellipe@hotmail.com

CIDADÃO JORNALISTA é um espaço destinado aos leitores e ouvintes que ao relatarem fatos e experiências de sua cidade, comunidade e cotidiano, tornam-se repórteres por um momento.

 
 

Anteriores:
27/04/2007
Reajuste salarial por merecimento
20/04/2007
O Brasil e o álcool
13/03/2007
Um show de intolerância
06/03/2007
A arte de educar
30/03/2007
São Vito
23/03/2007 Estudar para quê? O que o futuro me reserva?
16/03/2007
O Planeta agradece
09/03/2007
A Experiência de Tihar
02/03/2007
A redução da imputabilidade penal
23/02/2007
Onde está você cultura?
Mais textos