Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade 
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Semana de 07.07.03 a 13.07.03

 

 

Mudou o perfil de pobres nos últimos anos

As características do pobre brasileiro, tal como a sociedade brasileira, vêm se modificando. "Considerando os pobres como 35% da população brasileira, podemos dizer que esse contingente de pessoas tem um tipo de vida completamente diverso dos pobres dos anos 70. Naquela década, o país era ainda largamente agrícola, e os pobres residentes na área rural correspondiam a mais da metade dos pobres", disse a economista Sonia Rocha.

Ela afirma que, por conta do processo de urbanização e do próprio declínio mais acentuado da pobreza rural do que a urbana, os pobres rurais representam 18% dos pobres brasileiros, cerca de 10,3 milhões de pessoas num total de 57,7 milhões de pobres brasileiros em 2001.

Ainda, numa espécie de heresia aos ouvidos da política social de Lula, centrada inicialmente no combate à fome, a economista diz que a maioria dos pobres não é faminta, tem TV em cores e geladeira em casa, ainda que lhes falte esgoto. "A chamada da fome foi equivocada, sem dúvida", diz.

A economista não arrisca um palpite sobre como vai se comportar a pobreza no mandato de Lula, mas torce por uma recuperação do nível de emprego até o fim do ano, depois do ajuste que marcou o primeiro semestre do governo, à custa de mais desemprego e da queda na renda dos trabalhadores. Ela foi uma das primeiras a detectar que a redução da pobreza produzida pelo Plano Real se esgotara no fim de 96 e o número de pobres voltara a crescer nas regiões metropolitanas.

Leia mais:
- "Chamada da fome foi equivocada"

 

 
                                                Subir    
   Semana de 30.06.03 a 06.07.03
  Juros continuam iguais para quem toma empréstimo em banco
   
   Semana de 23.06.03 a 29.06.03
  Juros continuam iguais para quem toma empréstimo em banco
   
   Semana de 16.06.03 a 22.06.03
  Desvalorização baixa custo de vida no Brasil
   
   Semana de 02.06.03 a 08.06.03
  "País gasta mais com inativo que com social", critica ministro