inusitado
11/09/2007

Vitrine que vira ateliê atrai pedestres nos Jardins

João Batista Jr.


Mudar para atrair. Esse tem sido o lema de muitas galerias de arte que sentem a necessidade de mudar seu perfil de atuação para atrair novos visitantes – e, quem sabe, compradores.

Localizada na esquina da rua Bela Cintra com a alameda Lorena, na cidade de São Paulo, a galeria Roberto Camasmie elaborou um ateliê diferente. “Faço minhas obras na vitrine”, conta o artista plástico que leva o nome da galeria. “Até coloquei um banquinho em frente ao vidro para que as pessoas possam ver o trabalho com calma.“ Muitos pedestres param para ver o trabalho do artista, sendo que alguns deles “são do interior.”

Segundo Camasmie, trazer o local de produção de seus trabalhos para a vitrine da galeria mudou sua forma de fazer arte. “O público pode observar o que está sendo feito. Eles têm impressão que eu não estou escutando o que dizem, mas....” Ledo engano, além de escutar, Camasmie muitas vezes reflete sobre as opiniões alheias. “Uso bastante as idéias das pessoas em minhas obras”.

Dentre o público, as crianças aparecem como as mais críticas. “Elas reclamam muito das formas, dizem que as orelhas dos meus desenhos são grandes demais.“

Outra experiência
Se no espaço de Camasmie é possível assistir, na Galeria Vermelho, localizada na rua Minas Grais, o público já pode participar – ao ter seus segredos revelados. Ricardo Oliveiros, jornalista e artista multimídia, fez em julho a performance “Saindo do Armário”, na qual uma pessoa da platéia lhe contava um segredo para que ele o interpretasse na frente de todos.

No final da performance, bebida e comida foram servidas ao público. E a Vermelho, no fim da noite, já era uma grande pista de dança.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
09/09/2007 Esporte repete cultura e faz sua "Virada"
06/09/2007 Periferia de São Paulo ganha cinema popular
06/09/2007 Africanos enfrentam dificuldades para estudar no Brasil
06/09/2007 Com novos bares e clubes, rua Augusta atrai grande diversidade de jovens
05/09/2007
Ainda em regulamentação, lei antipichação gera polêmica
04/09/2007 Pela internet, estudantes ganham embate contra banco inglês
03/09/2007
Lançamento da Virada Esportiva
03/09/2007
Rio Pinheiros terá obra de despoluição retomada
31/08/2007
Passado presente no samba
31/08/2007
Suposta obra para enchentes gera polêmica por impedir prática de skate
Mais matérias