Por que Jornalismo Comunitário?

Jornalismo é, para mim, um jeito de educar pela comunicação. É, em essência, uma sala de aula. Jornalismo comunitário significa mais do que o acompanhamento crítico, supostamente isento, de notícias sobre temas sociais como educação, saúde, segurança ou trabalho.

Significa, acima de tudo, um olhar diferenciado, priorizando fatos e personagens prejudiciais ou colaborativos na construção de comunidades que valorizem os direitos dos cidadãos. Para nós, portanto, a educação deve ser a principal energia social.

Este site é orientado pela idéia de que baixo capital humano (pouca educação) gera baixo capital social (frágeis redes de solidariedade entre os indivíduos) o que explica, em boa parte, por que ainda somos tão desiguais e tão violentos.

Damos especial ênfase às exigências e fatos da sociedade que pedem aprendizagem permanente, movida aos impactos tecnológicos e constantes mudanças nos modos de produzir.

Atualizada diariamente quantas vezes forem necessárias, a coluna-jornal vai ter uma equipe de jornalistas, ajudando na explicação e coleta de noticias exclusivas.

Tento usar o que aprendi (ou acho que aprendi) como repórter e colunista nestes últimos 25 anos, que dividi a vida profissional entre São Paulo, Brasília e Nova York, entre a paixão pelo jornalismo e pela educação, além de experiências comunitárias no que chamam de terceiro setor.

Nascemos com uma arrogância, não vou me esconder em falsa humildade: nossa proposta é informar ao leitor em que vale a pena prestar atenção.

Vamos sempre tentar ver o que existe de bobagem nas idéias da moda, e descobrir o que existe de relevante em fatos ou tendências ainda marginais.

expediente

Coordenador
Gilberto Dimenstein gdimen@uol.com.br

Editora
Erika Vieira
erika@gdimen.com.br

Repórter
Keila Baraçal
keilagd@gdimen.com.br

Parceiro
Urbanias
www.urbanias.com.br

Sugestões e comentários

gilberto@cbn.com.br

Palestras

rcarneiro@gdimen.com.br


Redação
(11) 3814 - 9237