REFLEXÃO

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RADAR DO MUNDO
07/05/2007

Líbia e Brasil são berços de projeto piloto em laptop para estudantes

  Fernanda Guinsburg Mendes

A Líbia foi um país escolhido para a implantação do projeto "One Laptop Per Child" (OLPC). Para isso, organizou o comitê OLPC4Libya baseado na versão internacional do programa criado por Nicholas Negroponte. A iniciativa visa acabar com os problemas do precário sistema de ensino dos países subdesenvolvidos e emergentes, usando como principal ferramenta um computador portátil. Voltado completamente para as crianças de 6 a 12 anos, o OLPC desenvolveu um tipo especial de laptop de baixo custo, que tem como meta suprir todas as necessidades do aluno na hora do aprendizado, dando-lhe certa autonomia já que o aparelho será de uso individual.

A idéia foi apresentada ao mundo no começo de 2005, no Fórum Econômico (World Economic Forum) em Davos, na Suíça, onde se encontravam representantes de todo o planeta. A partir dai, muitas nações procuraram Negroponte para saber sobre o projeto.

Passaram-se dois anos desde então, e além de agregar muitas companhias como parceiras para desenvolver o OLPC, a idéia finalmente será colocada em prática. A exemplo da Líbia, países como Brasil já aceitaram ser sedes do projeto-piloto, mostrando que emergentes e subdesenvolvidos estão interessados em resolver seus problemas e melhorar a qualidade de vida da população.

No Brasil a proposta foi aprovada em 2005, mas só a partir desse ano que a iniciativa está sendo implantada em escolas das cidades de São Paulo e de Porto Alegre.

Fernanda Guinsburg Mendes, aluna do 2º ano do Colégio Bandeirantes - fe_gmendes@hotmail.com

   
Apresentação

O Radar do Mundo é produzido pelo projeto Idade Mídia do ensino médio do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, desenvolvido pelos jornalistas Alexandre Sayad e Gilberto Dimenstein, que mistura o mundo da educação ao da comunicação (a chamada educomunicação). Em uma sociedade em que a informação está presente na vida dos jovens durante o todo o tempo, a educação tem a necessidade de acompanhar essas novas demandas.

 
 
 

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