REFLEXÃO

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RADAR DO MUNDO
14/05/2007

Olimpíadas Acadêmicas crescem pelo mundo

  Felipe Arisa Yamada

Cada vez é mais comum em nosso país encontrar as chamadas Olimpíadas Acadêmicas e alunos que delas participam. Apesar de, no Brasil, este ser um fenômeno relativamente recente, em boa parte do mundo já existe uma cultura de participação neste tipo de atividade. A primeira competição do gênero – de matemática - foi realizada na Hungria, no ano de 1894. Desde então, muitas outras olimpíadas foram criadas tendo como base os mais diversos assuntos, como física, química, astronomia, informática e biologia, além da já citada matemática.

Nos países que têm se destacado economicamente, como Coréia do Sul e China, este assunto é visto com grande seriedade, com os alunos recebendo fortes incentivos para participarem destas competições. Além disso, estudantes que vencem campeonatos internacionais recebem tratamento de celebridade, tornam-se conhecidos no país inteiro, visitam programas de TV, encontram autoridades, etc.

No Brasil, pouco a pouco a cultura das olimpíadas acadêmicas vem se implantando na sociedade. Nossa primeira competição do gênero – a Olimpíada Paulista de Matemática (cuja próxima edição se iniciará no dia 18 de agosto) - nasceu apenas em 1977, da iniciativa do professor Shigueo Watanabe, que também trabalhou na realização de diversas outras olimpíadas. Desde então, várias competições têm surgido, arregimentando milhares de estudantes, que se sentem “desafiados pelos enigmas propostos e incitados a se desenvolverem intelectualmente”, como diz Maurício Muniz, 16 anos e no 2º ano do ensino médio, estudante paulistano que já participou de diversas olimpíadas acadêmicas. Giuliana Miranda, 16 anos e no 2º ano do ensino médio, colega de Maurício, complementa: “com as olimpíadas do conhecimento, aumentei meu círculo de amizades, pois encontrei um grupo de pessoas com os mesmos interesses que os meus”. É um alento ver que estas atividades surgem cada vez em maior número no nosso país, ajudando-nos a formar uma sociedade cada vez mais desenvolvida.

Felipe Arisa Yamada, aluno do 2º ano do Colégio Bandeirantes - fay353@hotmail.com

   
Apresentação

O Radar do Mundo é produzido pelo projeto Idade Mídia do ensino médio do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, desenvolvido pelos jornalistas Alexandre Sayad e Gilberto Dimenstein, que mistura o mundo da educação ao da comunicação (a chamada educomunicação). Em uma sociedade em que a informação está presente na vida dos jovens durante o todo o tempo, a educação tem a necessidade de acompanhar essas novas demandas.

 
 
 

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