Folha Online Turismo Barretos
Barretos

Veja como são as atrações da 47ª Festa do Peão de Boiadeiro

da Folha Online

Queima do Alho

Tradição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a Queima do Alho é um concurso culinário que elege o cozinheiro que prepara, mais rápido, a melhor refeição à moda dos tropeiros.

A refeição, preparada na Queima do Alho, inclui arroz carreteiro, feijão tropeiro, couve e churrasco. Todos os pratos são preparados em fogão improvisado, próximo ao chão.

Concurso do Berrante

Instrumento usado pelos peões de boiadeiro para dar diferentes avisos, o berrante é feito de chifre de boi e tem detalhes em couro.

Os sons agudos e graves emitidos pelo berrante variam de acordo com a ocasião e servem para avisar, por exemplo, que é hora do almoço ou que está na hora de recolher.

A habilidade do peão, que têm de tirar um belo som do instrumento, é testada durante o “Concurso do Berrante”. A escolha e homenagem aos melhores berranteiros do país acontece durante o concurso da Queima do Alho. Cerca de 15 pessoas são classificadas, durante uma hora, para participar da final.

Para participar do concurso, o berranteiro precisa saber os cinco toques principais:

  • Saída ou solta: serve para despertar a boiada de manhã. É um toque sereno.
  • Estradão: reanima a boiada na estrada. É repicado, semelhante a um soldado marchando.
  • Rebatedouro: toque que avisa quando há perigo. Semelhante ao toque do clarim.
  • Queima do Alho: aviso aos peões que é hora do almoço.
  • Floreia: toque livre. Pode ser uma música para divertimento.

    Recebem prêmio todos os berranteiros classificados. Os três primeiros recebem um prêmio maior.

    Catira

    Dança folclórica exibida na festa do peão, a catira tem suas raízes em Goiás, norte de Minas Gerais e interior de São Paulo. A coreografia da dança, cujos homens geralmente são maioria, conta com lavradores, boiadeiros e comerciários. A catira reúne de seis a dez componentes, além de uma dupla de violeiros.

    Enquanto o violeiros ficam frente-a-frente durante a dança, os participantes fazem os figurados, com bate-pé e o palmeado. Um dos figurados mais conhecidos é a Meia Lua, em que os participantes ficam em fila indiana e vão dançando até formar uma circunferência. Só então fazem uma série de movimentos, como o pula-lenço.

    O figurino dos grupos inclui camisa xadrez ou estampada de mangas longas, botas, chapéu, lenço amarrado no pescoço e cinto com fivela grande.

    Os principais grupos de catira são “Os Independentes”, de Barretos, “Os Tangarás do Sertão”, os de “Goiânia”, “Espora de Prata”, “General Salgado”, “16 de Julho” e “13 de Maio”, de Frutal (MG), “Geração pó Geração”, “Gastai Vidigal”, de “Álvares Florence”, de São Paulo, e de “Votuporanga”.

    Pau de Sebo

    O Pau de Sebo é uma das atrações mais divertidas da festa do peão. O desafio é pegar uma bandeira no alto do mastro, com 9 metros de altura.

    Qualquer pessoa pode participar da brincadeira desde que esteja com o corpo liso e não use nenhum equipamento ou artifício para escalar o mastro.

    Para dificultar a subida, sebo bovino é esfregado no mastro.

    Rancho do Peãozinho

    Um parque temático, com tudo em miniatura, foi montado dentro do Parque do Peão. A versão mirim ocupa 30 mil metros quadrados, onde haverá oficinas de arte com pintura, desenho, artesanato e teatro.

    Mais de 750 apresentações, como de catira mirim, estão programadas para acontecer em três palcos. Haverá também passeio de charrete.

    Em uma mini-fazenda, com mais de 180 animais, como vaca, cavalo, pônei e carneiro, as crianças poderão participar e aprender como se faz rapadura, manteiga, paçoca, cural e pamonha.

    Berrantão

    Pavilhão coberto de 1.800 metros quadrados, onde acontecem bailes, como o do Terceira Idade.

    Palco Esplanada

    Espaço montado para receber shows de outros estilos musicais e de artistas de menos sucesso.

    Parque do Peão

    Cidade country com 1,2 milhão de metros quadrados -quase equivalente à area do parque Ibirapuera. O espaço abriga lojas, ranchos particulares, restaurantes, lanchonetes, parque de diversões, camping, bares e boates.

    Estádio de Rodeios

    Inaugurado em 1989, o Estádio de Rodeios foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Tem formato de ferradura e capacidade para 35 mil pessoas sentadas. Nele acontecem grandes shows e rodeios.

  • FolhaShop
     Barretos
    Barretos 2002 - O Melhor do Sertanejo
    Os melhores CDs sertanejo e country
    Bruno & Marrone - Minha Vida Minha Música  
    Daniel -  CD com 16 faixas
    Calça Jeans Clássica 
    Calça Jeans Lavado!
    Camisa M/L Pin Point Xadrez!
    Parka Cotton/Nylon Impermeável!
    Barretos 2002: Incrível coletânea com grandes nomes da música sertaneja e country.
    Barretos 98 - Ao Vivo 2002
    40º Festa do Peão Boiadeiro de Barretos
    Barretos 2000 - Os Independentes
    Camisa jeans com mangas longas, dois bolsos, botões de metal vazados.
    Camisa jeans c/ desfiados
    Calça jeans c/ desfiados laterais
    Calça jeans, um botão de metal com vidro, pernas com um vinco fino, bigodes e used(desbotado) até os joelhos.

    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).