Folha Online Esporte Campeonato Paulista 2002
Campeonato Paulista 2002
HISTÓRIA

Ausência da elite
Folha Imagem
Os clássicos, como Palmeiras x Corinthians, não serão realizados

Campeonato Paulista começa sua 100ª edição sem o brilho e a força dos anos anteriores. Isso porque os principais clubes do Estado (Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e Lusa) e as grandes equipes do interior paulista (São Caetano, Guarani e Ponte Preta) disputarão o Torneio Rio-São Paulo.

Com apenas clubes de pouca expressão, a competição tende a ficar enfraquecida e pode até ser condenada ao fim, principalmente porque corre o risco de não atrair o público e nem o interesse da mídia.

Para as equipes que irão disputar a competição, esta será a melhor chance de se consagrarem e entrarem para a história do Paulista, já que não terão de superar os poderosos times da capital.

O começo
Folha Imagem
A primeira taça, a Casemiro Costa, ficou com o São Paulo Athletic

Um dos principais campeonatos do futebol brasileiro teve o seu início no ano de 1902 e foi disputado por cinco clubes que compunham a Liga Paulista de Futebol: São Paulo Athletic, Paulistano, Germânia, Mackenzie e Internacional. Os ingleses do São Paulo Athletic foram os primeiros campeões ao baterem o Paulistano por 2 a 1, na final.

No ano de 1913, Paulistano, Mackenzie e Palmeiras fundaram a APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) e resolveram deixar a Liga devido à inclusão de clubes mais populares como o Corinthians e o Ypiranga. Mas essa divisão durou apenas quatro anos e, em 1917, as duas ligas foram unificadas.

O campeonato voltou a se dividir em 1926, quando a diretoria do Paulistano brigou com a APEA e acabou criando a LAF (Liga de Amadores do Futebol), e por mais três anos o estado de São Paulo teve dois campeonatos. A LAF acabou em 1930 e durante cinco anos o estadual foi único, mas uma nova divisão aconteceu com a criação de LPF (Liga Paulista de Futebol). Em 1936 o campeonato da APEA teve a sua última edição e a partir daí o estadual se consolidou.

Pelé, o rei do Paulista
Folha Imagem
Pelé abraça Zito, em 58, quando atingiu a marca recorde de 58 gols

Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, estreou no Paulista em 14 de julho de 1957. Em sua primeira partida, deixou a sua marca ao fazer um gol na vitória do Santos por 5 a 3 sobre o XV de Piracicaba.

No ano seguinte, o rei do futebol foi o artilheiro do campeonato, com 58 gols, marca que vigora até os dias de hoje. No mesmo ano, conquistou seu primeiro título do Estadual com uma das campanhas mais impressionantes de toda a história da competição, quando a equipe santista marcou 143 gols.

Considerado o maior jogador de todos os tempos, Pelé é recordista do Campeonato Paulista sendo 11 vezes artilheiro da competição, dentre essas nove vezes seguidas.

A pequena força do interior
Folha Imagem
Elenco da Inter tira foto antes da vitória sobre o Palmeiras em 86

Em 1986, a Internacional de Limeira, dirigida pelo técnico Pepe, quebrou um tabu e foi campeã paulista ao bater o Palmeiras, por 2 a 1, na final, no estádio do Morumbi. Foi a primeira vez que um time do interior conseguiu esse feito inédito.

O Bragantino, comandado na ocasião por Wanderley Luxemburgo, conseguiu repetir essa façanha em 1990, quando fez uma "final caipira" contra o Novorizontino e levou o título depois de dois empates nas partidas decisivas.

 

Corinthians, o recordista
Folha Imagem
Jogadores do Corinthians vibram com a conquista do título de 2001

A equipe de Parque São Jorge é o maior vencedor do Estadual, tendo conquistado 24 títulos. O arqui-rival Palmeiras vem logo atrás, com 22, e o São Paulo tem 20.

Sem muito sacrifício, o Corinthians conquistou a taça no ano passado ao bater o Botafogo, de Ribeirão Preto, por 3 a 0, na primeira partida, e empatar o segundo jogo em 0 a 0.

Corinthians, Palmeiras e São Paulo dominaram o Paulista por duas ocasiões: da década de 40 até metade da de 50, e nos últimos 11 anos.

Paulista
Supercampeonato

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).