Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Zé Maria

Ciro Garotinho Rui Costa Zé Maria
Perfil Programa Carreira    

Veja os candidatos do segundo turno

Programa

K. Pela estatização dos grandes monopólios nacionais e internacionais

O controle do capital multinacional sobre a economia brasileira, particularmente, a indústria e os bancos, é crescente. De 1992 a 1997, 204 empresas brasileiras foram compradas ou se "associaram" a empresas multinacionais. Em 1990, das cem maiores empresas não-financeiras, 27% eram de propriedade estrangeira. Em 1997, essa porcentagem subiu para 38%.

Isso significa que, em setores inteiros da economia, como a distribuição de combustíveis, a fabricação de medicamentos, a produção automobilística e muitos outros, o capital multinacional estabeleceu verdadeiros monopólios, controlando o que e como produzir, a distribuição e os preços.

Não se pode ter nenhuma política séria de desenvolvimento de tecnologia e orientação da produção voltada para os interesses populares, sem que o Estado detenha a produção desses setores essenciais da economia. Por isso, o PSTU defende a expropriação dos grandes monopólios nacionais e estrangeiros sob o controle dos trabalhadores.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).