Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Curiosidades

2002 históricas números

2002

Sul

O PMDB dominou na Região Sul e elegeu o governador dos três Estados _Germano Rigotto, no Rio Grande do Sul; Roberto Requião, no Paraná; e Luiz Henrique da Silveira, em Santa Catarina.

Melhor índice

O eleitorado do Rio de Janeiro garantiu a Lula seu melhor desempenho no segundo turno. O petista recebeu 78,97% dos votos válidos no Estado, à frente do Amapá, onde o presidente eleito do país obteve 75,51%.

Alagoas

O Estado do ex-presidente Fernando Collor de Mello foi o único em que o petista Luiz Inácio Lula da Silva não foi o mais votado. O tucano José Serra liderou as urnas entre os alagoanos com 56,39% dos votos.

Estados

O PSDB vai governar o maior número de Estados do país. Os tucanos ganharam em sete, com destaque para São Paulo (Geraldo Alckmin) e Minas Gerais (Aécio Neves). Logo atrás, aparecem o PMDB (cinco) e o PFL e o PSB, ambos com quatro. O PT elegeu três.

PSDB x PT

Se na eleição presidencial o PSDB perdeu para o PT, o mesmo não aconteceu nas disputas estaduais, onde os tucanos ganharam três dos quatro duelos contra os petistas _Ceará (Lúcio Alcântara), São Paulo (Geraldo Alckmin) e Pará (Simão Jatene). O PT só levou a melhor no Mato Grosso do Sul (Zeca do PT).

Diferença

Pouco mais de três mil votos garantiu a vitória de Lúcio Alcântara no Ceará. O tucano recebeu 1.765.726 votos, contra 1.762.679 do petista José Airton. A vantagem de Alcântara foi de apenas 0,4% dos votos válidos.

Desempenho

A governadora eleita do Rio Grande do Norte Wilma Maria (PSB) conseguiu o melhor percentual do segundo turno. Wilma recebeu 61,05% dos votos válidos. O segundo melhor índice foi obtido pelo tucano Ivo Cassol (PSDB), em Rondônia, com 59,07%.

Lula x PT

Lula conseguiu desempenho superior aos candidatos do PT em quase todos os Estados do país. O presidente eleito perdeu apenas no Acre, onde Jorge Viana foi eleito com 63,6% dos votos (Lula teve 46,8%), e no Piauí, em que Wellington Dias obteve 51%, contra 46,8% de Lula _os índices se referem ao primeiro turno.

Presidente

O petista Luiz Inácio Lula da Silva foi o mais votado no primeiro turno, com 39.443.765 votos (46,44%), contra 19.700.395 (23,20%) de José Serra, 15.175.729 (17,87%) de Anthony Garotinho, 10.167.597 (11,97%) de Ciro Gomes, 402.040 (0,47%) de José Maria e 38.608 (0,05%) de Rui Pimenta.

Abstenções

Pelo resultado final do primeiro turno da eleição presidencial, 20.473.568 eleitores (17,76% do total) se abstiveram de votar. O índice neste ano foi menor do que há quatro anos, quando foi registrado 22.803.294 (21,49%) abstenções.

Mulheres

Apesar de serem minoria entre os 513 parlamentares, mulheres conseguiram obter a maior quantidade de votos entre todos os candidatos a deputado federal em oito dos 27 Estados _Acre, Amazonas, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio de Janeiro e Amapá.

Mais votadas

As mais votadas foram Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) Kátia Abreu (PFL-TO), Francisca Trindade (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN), Maria Helena (PST-RR), Denise Frossard (PSDB-RJ), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Perpétua Almeida (PC do B-AC).

Bancada femeninina

A bancada feminina na Câmara dos Deputados aumentará em 15% na próxima legislatura. Foram eleitas 37 deputadas neste ano _a Casa tem apenas 32. O PT elegeu 12 mulheres e será o partido com a maior bancada feminina.

Menos votado

Os candidatos a deputado federal menos votado do país foram Carlos Pereira, do PSL, e Vandecy Pantoja Ramos (PT do B), que somaram apenas um voto na disputa em Roraima e Amapá, respectivamente.

Reeleitos

Quatro governadores conseguiram a reeleição no 1º turno, nenhum deles do mesmo partido: Jorge Viana (PT-AC), Ronaldo Lessa (PSB-AL), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Votos nulos

Os dados finais do primeiro turno também mostram que 6.975.128 (7,36% dos que compareceram à seção) anularam o voto, e 2.873.203 (3,03%) acionaram a tecla "branco". Brasília registrou um dos menores índices de votos nulos: 4,41%.

PSB

O PSB foi o partido que garantiu mais Estados no 1º turno _Rosinha Matheus (RJ), Ronaldo Lessa (AL) e Paulo Hartung (ES)_, mas é o PT que pode ter mais unidades da Federação, já que elegeu dois no 1º turno e está no 2º em outras oito. O PSDB conquistou dois Estados no 1º turno e está no 2º turno em outros cinco.

Ascensão

PPS e PSB são os únicos partidos que já garantiram a ascensão no próximo ano. O primeiro, sem nenhum governador, terá dois de 2003 a 06. O segundo detinha um Estado e passará a ter quatro _Rio, Alagoas, Rio Grande do Norte e Espirito Santo.

Assembléia Legislativa

O PT terá a maioria na Assembléia Legislativa de seis Estados, contra cinco do PSDB e quatro do PFL. O PPB lidera em duas Assembléias e o PMDB e PTB, em uma cada. Em oito Estados, há equilíbrio de forças.

Mais votado

Três vezes candidato a presidente, Enéas Carneiro (Prona-SP) teve a maior votação para deputado federal no país: 1.573.112 votos. Foi o suficiente para eleger mais cinco candidatos do Prona, inclusive Vanderlei Assis, com 275 votos.

MST

A bancada ligada ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na Câmara dos Deputados saltou dos atuais 11 integrantes para 16 que tomam posse em janeiro. Da "bancada agrária", 15 são petistas e um é do PC do B.

Mais votado

Em termos proporcionais, José Roberto Arruda (PFL) foi o deputado eleito mais votado do país. O ex-senador, que renunciou no ano passado para não ser cassado, recebeu 26,53% (320.692) do total de votos válidos no Distrito Federal.

Câmara de Deputados

O PT aumentou em 57% o número de seus deputados federais e terá a maior bancada da Câmara na próxima legislatura. Dos 58 integrantes que tinha na atual legislatura, o partido terá 91 a partir do próximo ano.

Apuração

Durou 62 horas a apuração dos votos dos 94.780.248 eleitores que compareceram às urnas no primeiro turno. A última urna a ser computada foi de Brasília, por volta das 8h do dia 9 de outubro, duas horas e meia após a conclusão em São Paulo.

Renovação

Das 513 vagas em disputa no pleito do dia 6 de outubro, 240 ficaram com candidatos que não estão na Câmara agora. Outras 273 vagas foram asseguradas por deputados que exercem seu mandato e conseguiram se reeleger.

Ratinho

Aproveitando a popularidade do pai, o apresentador Ratinho do SBT, Ratinho Júnior (PSB) se elegeu para a Assembléia do Paraná. No Pará, Helder Barbalho, filho de Jader, também conquistou uma vaga de deputado estadual.

Senado

No Senado, houve renovação de 75% das 54 vagas em disputa _mas, no total das 81 vagas, a taxa de renovação será de pouco menos de 50%. O PT foi o partido que mais cresceu, passando de oito para 14 cadeiras.

Famosos

Welington Camargo, irmão da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, conseguiu se eleger para a Assembléia de Goiás. No entanto Welington concorreu pelo PSDB, enquanto os irmãos famosos fizeram campanha para o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Região Norte

Dos sete Estados da Região Norte, cinco deles _Acre, Amazonas, Amapá, Tocantins e Roraima_ tiveram uma mulher como a mais votada entre todos os candidatos que disputavam uma vaga na Câmara de Deputados.

Política em família

Luciana Genro (PT-RS), filha do candidato derrotado ao governo do Rio Grande do Sul Tarso Genro, também aproveitou a popularidade do pai para se eleger deputada federal. Mesma situação utilizada por ACM Neto (PFL-BA), neto do senador eleito Antonio Carlos Magalhães.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).