Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Zé Maria

Ciro Garotinho Rui Costa Zé Maria
Perfil Programa Carreira    

Veja os candidatos do segundo turno

Programa

6. O Brasil tem jeito: governado pelos trabalhadores

Todos os chamados governos "democráticos" levaram esse país em direção ao caos. Todos eles representaram os interesses da burguesia e do imperialismo.

É hora dos trabalhadores tomarem em suas mãos a resolução dos problemas do país. São os únicos que podem atender às reivindicações de todos os setores oprimidos da população porque são explorados e oprimi-dos. São os únicos que não têm interesses econômicos privados e que por isso mesmo podem acabar com a exploração e a corrupção.

Lula significou por muitos anos a esperança de um governo que representasse os interesses dos trabalhadores. Mas, nestas eleições o próprio PT se encarrega de desmentir que caso vença irá constituir um governo dos trabalhadores, um governo de ruptura. Será um governo burguês, da chamada "centro esquerda".

Contudo, não será um governo dos trabalhadores, porque em primeiro lugar o PT fez uma aliança com o PL de José de Alencar, um grande burguês.

Em segundo lugar, porque o programa deste governo também é um programa burguês e adaptado às exigências do FMI, incluindo o pagamento da dívida, manutenção dos déficits primários, etc. Em terceiro lugar, o PT vai se apoiar nas instituições da democracia burguesa como o Congresso, a Justiça, as Forças Armadas.

Um governo dos trabalhadores da cidade e do campo não deveria ter em sua composição representantes da burguesia, e sim dos operários, camponeses em luta. Deveria aplicar um programa anticapitalista e antiimperialista, e estar apoiado nas mobilizações e organizações dos trabalhadores e do povo como os sindicatos e o MST.

Nossa proposta é que o governo seja exercido através de conselhos populares.

Pensamos que essa é a maneira mais efetiva de representar os interesses dos trabalhadores e do povo.

Os conselhos populares são formas de organização e representação que devem ter como base a organização dos trabalhadores nos locais de trabalho. Os conselhos seriam constituídos por trabalhadores, camponeses e estudantes, sem a participação da burguesia.

A eleição dos representantes tomaria como base os locais de trabalho. Dessa forma os conselhos poderiam controlar efetivamente não só a vida política do país, mas também a econômica. Para isso devem reunir em um só organismo as funções executiva e legislativa.

Ao contrário da corrupção reinante no Congresso Nacional, assembléias legislativas e câmaras de vereadores, os conselhos populares tomariam medi-das efetivas que permitissem o controle pela população. A mais importante seria a revogabilidade de mandatos a qualquer momento, ou seja, os eleitores poderiam destituir seu representante no momento em que quisessem, substituindo-o por outro.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).