Folha Online Esporte Taça Libertadores
Libertadores
REGULAMENTO

Clubes participantes

As equipes participantes da Taça Libertadores-2002 são: Boca Juniors, River Plate, San Lorenzo, Talleres e Velez Sarsfield (Argentina); Atlético-PR, Flamengo, Grêmio e São Caetano (Brasil); Cobreloa, Santiago Wanderers e Universidad Católica, (Chile); América de Cali, Tuluá e Once Caldas (Colômbia); El Nacional, Emelec e Olmedo (Equador); 12 de Octubre, Cerro Porteño e Olímpia (Paraguai); Alianza de Lima, Cienciano e Sporting Cristal (Peru); Bolívar, Oriente Petrolero e Real Potosi (Bolívia); Montevidéu Wanderers, Nacional e Peñarol (Uruguai); América e Morelia (México).

Forma de disputa

Os 32 times estão divididos em oito grupos na primeira fase:
  • Grupo 1: São Caetano, Cerro Porteño, Cobreloa e Alianza de Lima;
  • Grupo 2: Oriente Petrolero, Grêmio, 12 de Octubre e Cienciano;
  • Grupo 3: San Lorenzo, Real Potosi, El Nacional e Peñarol;
  • Grupo 4: Bolívar, Atlético-PR, América de Cali e Olmedo;
  • Grupo 5: Velez Sarsfield, Morelia, Sporting Cristal e Nacional;
  • Grupo 6: Boca Juniors, Santiago Wanderers, Emelec e Montevidéu Wanderers;
  • Grupo 7: Talleres, River Plate, América e Tuluá;
  • Grupo 8: Flamengo, Universidad Católica, Once Caldas e Olimpia.

    As equipes jogam dentro dos seus respectivos grupos em turno e returno. As duas melhores em cada chave avançarão às oitavas-de-final. A primeira fase será disputada de 2 de fevereiro a 11 de abril.

    Nas fases seguintes, os times fazem confrontos eliminatórios, sempre em dois jogos, até que o campeão seja conhecido. Em caso de empate no número de pontos e no saldo de gols, haverá disputa de pênaltis para definir o classificado. O campeão terá o direito de decidir o Mundial interclubes, em dezembro, em Tóquio, contra o vencedor da Copa dos Campeões da Europa de 2001/2002.

    As oitavas-de-final serão disputadas nos dias 17 de abril e 1º de maio, e as quartas em 8 e 15 de maio. A Libertadores será interrompida para a disputa da Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coréia do Sul, e voltará a ser disputada nos dias 10 e 17 de julho, quando serão realizadas as semifinais. A decisão está marcada para os dias 24 e 31 de julho.

    Para os efeitos de classificação, será utilizada a seguinte forma de pontuação:
    1- Três pontos ganhos por vitória
    2- Um ponto ganho por empate

    Critérios de desempate

    Os seguintes critérios de desempate serão adotados no caso de duas ou mais equipes ficarem em igualdade de pontos na primeira fase:
    1- Maior saldo de gols
    2- Maior número de gols pró
    3- Vantagem no confronto direto
    4- Sorteio

    Confrontos nas fases eliminatórias

  • Oitavas-de-final:
    2° do Grupo 8 x 1° do Grupo 1 (A)
    2° do Grupo 7 x 1° do Grupo 2 (B)
    2° do Grupo 6 x 1° do Grupo 3 (C)
    2° do Grupo 5 x 1° do Grupo 4 (D)
    2º do Grupo 4 x 1° do Grupo 5 (E)
    2° do Grupo 3 x 1° do Grupo 6 (F)
    2° do Grupo 2 x 1° do Grupo 7 (G)
    2° do Grupo 1 x 1° do Grupo 8 (H)

  • Quartas-de-final:
    Vencedor de C x Vencedor de A (S1)
    Vencedor de B x Vencedor de D (S2)
    Vencedor de E x Vencedor de G (S3)
    Vencedor de F x Vencedor de H (S4)

  • Semifinais:
    Vencedor de S1 x Vencedor de S3 (F1)
    Vencedor de S4 x Vencedor de S2 (F2)

  • Finais:
    Vencedor de F2 x Vencedor de F1

    Capacidade dos estádios

    Os organizadores definiram também a capacidade mínima para os estádios durante a competição:
  • Primeira fase: 20 mil torcedores;
  • Oitavas, quartas e semifinais: 30 mil torcedores;
  • Final: 40 mil torcedores.

    Prazo de inscrição

    Os clubes têm até o dia 4 de fevereiro para inscrever os jogadores na Confederação Sul-Americana de Futebol. O regulamento também prevê que cada um dos 16 times classificados às oitavas-de-final poderá trocar dois jogadores de sua lista original no período entre o término da primeira fase (11 de abril) e o jogo de ida das oitavas (17 de abril).

    Numeração dos atletas

    Os atletas serão obrigados a utilizar, durante o campeonato, a mesma numeração com que jogarem na primeira partida. Cada equipe terá direito de inscrever 25 jogadores na competição, que usarão os números do 1 a 25. Depois de inscritos, os atletas não poderão ser substituídos mesmo que sejam negociados, emprestados ou sofram lesões graves durante a primeira fase. Como já citado acima, os classificados às oitavas-de-final poderão trocar dois jogadores para as fases eliminatórias.

    Para facilitar a identificação dos jogadores pela arbitragem, torcedores e imprensa, os clubes deverão providenciar a inscrição do nome do jogador e também do número do atleta nas costas das respectivas camisas.

    Punições

    Os atletas não são suspensos por acúmulo de cartões amarelos na Taça Libertadores. No entanto, existe suspensão automática de uma partida para os atletas que receberem o cartão vermelho. As expulsões também são analisadas pela Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol, que, dependendo da infração, poderá aumentar a punição do atleta.

  • Libertadores

    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).