Folha de S.Paulo Moda
*número dois *sexta-feira, doze de julho de dois mil e dois
Folha Online
 
Texto anterior | Próximo texto | Índice
moda / a tendência

masculino

mercado cresce, mas qual o look do momento?

A moda masculina entra em evidência no mundo. No Brasil, não é diferente e o mercado dá provas de crescimento. Na edição de verão 2003 da São Paulo Fashion Week -de 15 a 20 de julho-, marcas como Forum e Reinaldo Lourenço vão lançar pela primeira vez coleção masculina separadamente da feminina. E entre as novas grifes que passam a fazer parte do calendário do evento duas trabalham exclusivamente com moda para homens: o mineiro Ronaldo Fraga e a marca V.Rom, de Rogerio Hideki e Vitor Santos. Antes deles, os nomes que se dedicavam a mostrar coleção masculina em desfile próprio eram Ricardo Almeida, Alexandre Herchcovitch, Fause Haten, Mario Queiroz e Ellus, que permanecem no evento.

Em números divulgados pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o consumidor masculino já responde por 40% das compras feitas em shopping. Muitas empresas dedicadas somente ao feminino passam a olhar para esse consumidor com mais atenção. O foco, claro, vai para a moda jovem.

Mas, na hora de comprar, como saber qual a proporção certa? Mesmo com suas diferenças, os estilistas Alexandre Herchcovitch, Ricardo Almeida, Jeziel Moraes, Mario Queiroz e Vitor Santos, experts no segmento, concordam num ponto: a silhueta do inverno é "slim", próxima ao corpo, com ombros no lugar.

Não dá para errar: "A calça preta, mais básica é indispensável em um guarda-roupa. Ela é mais seca, enxuta e com o cós mais baixo. Tem que ser certinha para a pessoa não parecer maior do que é", diz Ricardo Almeida. A calça boa para o homem elegante que gosta de sapatos não é muito comprida nem muito curta, "enxuta, com silhueta reta, cós mais baixo, sem pregas e com boca estreita", orienta Jeziel, estilista do masculino da Ellus, que mantém também marca com seu nome.

Nos pés, o melhor modelo e o mais versátil é o sapato com solado de tênis. "Não aos bicos quadrados", decreta Vítor Santos, estilista da grife de streetwear fino V. Rom. O modelo clássico, de amarrar, é o melhor para o terno. Num look mais informal, em que o blazer aparece com o jeans, vale o tênis.

A camisa da moda é parceira da calça "slim". "Camisa larga nem pensar. Os homens têm de entender que camisa bacana é aquela junto ao corpo. Estamos também em um bom momento para as golas, mas não deve ser nada extremado. As mais altas acomodam melhor as gravatas", diz Jeziel. A camisa social perfeita nesta temporada tem a gola grande e alta, com dois botões na altura. Homens de rosto mais redondo devem evitar o colarinho aberto. Cores: branco ou rosa-claro.

E qual é a gravata da hora? Tem o formato convencional com biquinho embaixo, mas é mais estreita. É boa a estação também para as estampadas, mas cuidado: não há nada pior do que uma padronagem feia ou datada. Para não errar, fique com as listradas.

Agora só falta o blazer: "Ele acompanha a forma da calça e da camisa, então também vem ajustado e com dois botões", diz Herchcovitch. A ombreira está lá apenas para estruturar a roupa, não pode ser nada marcante.

Para exemplificar os diferentes estilos da moda masculina, convidamos quatro homens "reais", que tiveram seus looks montados pelo stylist David Pollak a partir de suas próprias características, incorporando peças atuais do guarda-roupa de cada um.


jackson araujo
reportagem camila yahn
Texto anterior | Próximo texto | Índice
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).