Folha Online Cotidiano  
Código Civil
10/01/2003

Imóveis

Síndico não precisa ser condômino

da Folha de S.Paulo

A nova lei, como a atual, não veta a reeleição de síndicos, que passam a ser obrigados a prestar contas anualmente e sempre que a assembléia condominial exigir. Eles não precisam ser condôminos.

O novo código reduz o quórum necessário para a destituição do síndico que, na legislação atual, é de dois terços dos condôminos.

A partir do dia 11 de janeiro, o síndico poderá ser destituído do cargo pela maioria absoluta dos moradores [metade mais um] se “praticar irregularidades, não prestar contas ou não administrar convenientemente o condomínio”.

O aluguel de vagas de garagem do condomínio a estranhos passa a ser permitido mesmo que elas não sejam unidades independentes, desde que os condôminos tenham direito de preferência.

A convenção de condomínio pode ser feita por instrumento particular, não só por escritura pública. O uso de procurações nas assembléias continua sendo permitido pela legislação. E quem não está quite com o condomínio não pode participar das reuniões. (RC)

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).