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comportamento

o hype é se engajar
envolvimento com causas sociais dá prestígio a quem faz e a quem usa

O mundo viu 11 de setembro e o conflito no Iraque. O Brasil vê a violência das ruas e a desigualdade social. A moda reage também a esses eventos e se manifesta. O precursor potencial deste envolvimento foi visto na campanha contra o Câncer de Mama, sucesso global. Na última temporada internacional, Helmut Lang fez camisetas masculinas com as palavras fé e caridade. Depois, em Londres, Katherine Hamnett protestava contra a guerra.

O principal poder da moda está na divulgação das causas, acredita a empresária Eliana Tranchesi, da Daslu. "A pessoa não simplesmente dá um dinheiro e acabou: vai usar a camiseta e divulgar a ação de uma forma mais dinâmica", diz. Em março último, a Daslu lançou a campanha Abra seu Coração para o Brasil, em que uma camiseta e um par de chinelos foram desenvolvidos para a loja, com sua renda revertida para oito instituições que a Daslu já vem ajudando.

"Existe essa demanda da moda engajada", avalia o publicitário Drausio Gragnani, diretor de criação da agência 0800, que criou a campanha Camisa do Brasil para a Forum. "É uma ação de comunicação que termina em um produto" explica ele, que diz ter-se surpreendido com seu alcance: "Entre as linhas da campanha de inverno, essa era uma delas. Ganhou uma força muito grande logo no início, mas não imaginei que fosse chegar onde chegou", diz Drausio (a marca estima ter vendido mais de 30 mil camisetas). Segundo ele, a campanha vai mudar: "A cada hora vai vestir uma causa diferente".

O importante é se engajar. "Busco uma conscientização social e acho que meu trabalho pode contribuir para isso", diz o estilista Lino Villaventura, envolvido na luta contra a hanseníase junto ao Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. Lino desenvolve camisetas com renda revertida à entidade. "Se nós podemos desenvolver uma logomarca legal e ajudar no incentivo de projetos, por que não fazê-lo? Num país como o nosso, ninguém pode ficar sentado esperando", fala Villaventura.

Ainda na onda das camisetas, a italiana Diesel promoveu em São Paulo, em maio, um leilão online de arte e moda, com renda revertida para o Instituto Sou da Paz, 40 artistas plásticos foram convidados para transformar camisetas da marca em objetos de desejo. O lançamento foi pura badalação, com gente de moda, compradores e artistas. Foram levantados R$ 15 mil.

Está na moda também aproveitar a produção de comunidades carentes. Os resultados são vistos em passarelas como as de Walter Rodrigues e Carlos Miele (o projeto Moda na Comunidade oferece cursos, dando aos grupos a oportunidade de seguir uma profissão).

O programa Fome Zero também está no alvo da moda. Na última temporada de desfiles, ganhou simbólica doação de parte do cachê de Gisele Bündchen (o cheque em si chegou um pouco depois). Agora, o design da camiseta foi oferecido ao governo pelo estilista Ocimar Versolato. Quem fizer compras na Daslu terá também facilidades para doações, por meio de um terminal online que será instalado na loja com esta finalidade.

O designer Adriano Costa acaba de realizar no Amni Hot Spot a performance " Guarde suas Ironias Para Suas Camisetas". "Acho que minhas t-shirts são bem engajadas", diz. "Minha idéia é tentar inverter a ordem, mudar o jeito de comunicar. Tenho pensado muito em como as pessoas estão comunicando as coisas. Há um jeito de fazer velho, careta, que cheira muito a truque." Segundo ele, suas camisetas remetem somente a suas convicções pessoais: "Estou falando de gente, do jeito que o Brasil é, do que gosto e do que odeio", diz o artista, que criou estampas com revólveres sobre desenhos de bichinhos. "Nem o que parece doce e sem malícia é assim. Tá tudo contaminado. Até os programas infantis. Fico chocado."

texto carolina delboni / colaborou jackson araujo
foto modelos mari stockler / styling felipe veloso / fotos da performance adriano costa de silvia boriello
modelos Yayá da Costa Jhonson e Fabíola Cabral; camiseta Forum (R$ 49)
tratamento digital márcio pasqualino / assistente bernardo brik / agradecimentos link digital


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