Folha de S.Paulo Moda
*número oito *sexta-feira, doze de dezembro de dois mil e três
Folha Online
 
Anterior | Próximo texto | Índice

moda / mercado

cinco cinderelas em são paulo

sensualidade e conforto projetam jovens designers de sapatos

O mercado de design de calçados ganha reforço no Brasil. E o mais curioso: de um punhado de jovens criadoras. Elas conquistam espaço com peças diferenciadas, materiais sofisticados, conforto e um approach todo feminino ao produto e à forma de varejo.

A carioca Constança Basto é a mais famosa delas, e chega agora a São Paulo depois de conseguir prestígio internacional. Entre suas clientes estão as atrizes Nicole Kidman, Cameron Diaz e Sarah Jessica Parker. Sua primeira incursão no mundo da sapataria foi durante a adolescência: "Não gostava dos sapatos da época. Aos 15 anos, fazia os meus com um sapateiro perto de casa", conta a designer, hoje com 26 anos. A idéia deu certo e suas criações passaram a calçar os pés de parentes e amigas. O diferencial? Conforto e sensualidade. "Adoro andar com os pés nus e só uso sapatos quando são extremamente confortáveis", explica.

Em dezembro de 98, em sociedade com o marido, Marcos Lima, Constança inaugurou a primeira loja no Rio, um espaço de 6 m2 ."Lá era tão pequeno que meu pai pediu pelo amor de Deus para deixar com ele a decoração da loja", diverte-se. "Pensei no trabalho do decorador Julio Senna, que misturava coisas brasileiras e móveis meio coloniais, e pensei em sala de visita", explica Paulino Basto, 50, consultor econômico na área de engenharia. Daí surgiram as listras que deram identidade visual à marca: das paredes às sacolas e cartões, tem listra em quase tudo. Em cinco anos, Constança mudou-se para um espaço maior, conquistou outros dois pontos de venda no Rio, um em Nova York e chegou ao Shopping Iguatemi (em novembro). A produção mensal atual é de 3.000 pares.

Com uma árvore genealógica para fashionista nenhum botar defeito, chama a atenção a Pollignanno Al'Mare, das irmãs Juliana Piva de Albuquerque, 25, e Fernanda Piva de Albuquerque, 22. Elas são netas da fundadora da Daslu, Lucia Piva de Albuquerque, filhas de Ana Rita, dona da fábrica de sapatos Linea Ana, sobrinhas de Eliana Tranchesi. "Cresci na fábrica da minha mãe, acompanhando a produção e brincando com fôrmas e retalhos", conta Juliana, que abriu a Pollignanno em outubro de 2001, depois de formada em administração de empresas. A marca possui uma produção média de 1.000 pares por mês, comercializados em 40 pontos de venda, como a própria Daslu e a Tidsy, no Rio. "É um sapato superfeminino, artesanal e é feito todo em couro de verdade", diz Juliana.

O luxuoso casarão-loft no Morumbi, onde funcionam ateliê, fábrica e showroom, também serve ocasionalmente de espaço para festas e eventos. Além de criar para a Pollignanno, a dupla de designers assina o desenvolvimento de sapatos para a NK Store.

Com design criativo, cores fortes e cortes sensuais, Francesca Giobbi é a nova darling. "Meus sapatos são Itália passando pelo Brasil, ou seja, alegres", define a designer, que, formada em arquitetura na Itália, trabalhou com vendas e distribuição de marcas de peso no Planeta Fashion, como Versace, Gucci, Miu Miu, Jil Sander e Sergio Rossi. De volta ao Brasil, em 2000, Francesca trabalhou com consultorias para fábricas, aprendendo sobre o mercado: "Quem entrega, quem paga em dia, quem atrasa etc.". No início de 2003, abriu sua marca. "Eu tinha o know-how de distribuição, exportação, queria fazer um produto de luxo e resolvi fazer sapatos", conta Francesca, que tem como sócia a irmã e decoradora Isabella Giobbi, formada em moda.

Conquistaram clientes no Brasil e compradores na Itália, França e Inglaterra, com 3.000 pares mensais, encontrados na sua loja nos Jardins e na Tidsy. Conforto é conceito-chave para a designer, cujo forte são os saltos 3 e 6, para a mulher que trabalha, mas quer um sapato divertido e sensual. "Faço o que vem à cabeça", diz. "As pessoas estão investindo mais no acessório: ele não tem moda nem momento", conclui Francesca.

Veja a galeria

1. Miniscarpins da coleção de verão de Francesca Giobbi

2. A prateleira colorida da loja de Francesca Giobbi nos Jardins

3. Francesca (de branco) e sua irmã e sócia, Isabella Giobbi

4. Sandália com brocado e bolsa de paetês de Constança Basto

5. Constança Basto em sua nova loja em São Paulo, no Iguatemi

6. Juliana (esq.) e Fernanda Piva de Albuquerque no show-room

7. Sapato bicolor da Pollignanno Al'Mare, de Juliana e Fernanda

sergio amaral

Anterior | Próximo texto | Índice
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).