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Você é o crítico gastronômico 05/12/2003

Os últimos colocados

do Guia da Folha

Nenhum dos 165 restaurantes do roteiro do "Você É o Crítico" foi reprovado, com nota abaixo de 50. Mas quatro deles (2% do total) ficaram abaixo de 70: o café/bistrô Anquier, com 62 como nota média; a cantina Lellis, com 66; a churrascaria rodízio Baby Beef Morumbi e a lanchonete New Dog, ambas com 67.

Embora muitos leitores tenham feito elogios a essas casas, problemas no atendimento, a relação custo-benefício e a qualidade de alguns pratos derrubaram a média final.

No caso do lanterninha, o Anquier, elogios como "maravilhoso!" e "ambiente agradabilíssimo" aparecem ao lado de ressalvas como "serviço ineficiente" e "atendimento lento". O proprietário Olivier Anquier justifica as críticas pelo pouco tempo da casa. "Tem pouco mais de um mês de funcionamento e, nesse período, fizemos todos os reajustes para melhorar, inclusive a seleção de funcionários", afirma Anquier. "Por causa desse breve funcionamento também tivemos problemas com os preços, mas já abaixamos vários", informa.

Na avaliação do Baby Beef Morumbi, comentários como "atendimento campeão" se contrapõem a outros como "péssimo atendimento, desde o cardápio até o gerente". "Fazemos reuniões semanais com os funcionários para avaliar o serviço, baseados em opiniões colhidas entre os próprios clientes", diz Bianca Ballesteros, supervisora de atendimento do restaurante.

A lanchonete New Dog e as duas unidades da Lellis Tratoria (das ruas Bela Cintra e Peixoto Gomide; o Lellis da alameda Campinas pertence a outro sócio) dizem que o alto movimento de certos dias prejudica o atendimento.

Entre os comentários sobre o Lellis, estão "esqueceram de mim" e "comida farta". Aos insatisfeitos, o proprietário da tratoria, João Lellis, explica: "Aos domingos é sempre lotado, com muita espera. No meio dessa confusão, pode haver um mal-entendido".

Os comentários sobre o New Dog, que passou por uma reforma recentemente, variam de "gosto dos pirulitos que eles dão de brinde na saída" a "atendimento desleixado". "Muita gente quer exclusividade, principalmente os clientes antigos, e não dá pra satisfazer a todos", diz o diretor administrativo da lanchonete, Rodrigo Palermo.

Outras críticas discorrem sobre a qualidade dos produtos, a iluminação e a temperatura dos pratos, entre outros fatores. As casas, por outro lado, afirmam estar dispostas a conversar com o cliente, ouvir sugestões e tentar alterações.
 

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