Folha Online 
Turismo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Verão 08/01/2004 Destinos - Fortaleza
 

Passeios turísticos

Mercado Municipal
Quem está à procura de rendas, artesanato, carne de sol, manteiga de garrafa e outros produtos tipicamente nordestinos precisa visitar o mercado. Mas a ida ao local não vale só por isso. Sua arquitetura, considerada genial, mostra um prédio de três andares com um grande vão central e corredores por onde se distribuem as lojas. Fica aberto diariamente até as 18h.

Catedral
É gótica e imensa, com torres de 75 metros de altura. Projetada pelo arquiteto francês George Maunier e inspirada na catedral de Colônia, Alemanha, tem capacidade para 5.000 pessoas e começou a ser erguida em 1938. Foi inaugurada em 1978 por d. Aloísio Lorscheider. Fica na rua São José s/n.

Igreja do Rosário
Mais antigo templo de Fortaleza. Em 1730 era somente uma capela de taipa e palha. Em 1755 foi refeita com pedra e cal. Foi a matriz da cidade de 1821 a 1854. Fica na rua do Rosário, 2.

Igreja do Pequeno Grande
É do final do século 19. Estilo gótico, telhado de pedra ardósia. Exibe vitrais franceses e estruturas metálicas belgas. Uma pequena imagem de Jesus num pedestal dá nome ao templo. Fica na avenida Santos Dumont, 55.

Teatro José de Alencar
Monumento da cidade. Sua estrutura metálica foi importada da Escócia. Belos desenhos enfeitam frisas, camarotes e escadarias. Ambiente interno art nouveau. Fica na praça José de Alencar s/n. Abre de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Casa de José de Alencar
Na casa onde nasceu o romancista estão mantidas as ruínas de um antigo engenho, primeiro do Ceará a receber energia a vapor. Abriga ainda o museu Artur Ramos, acervo de peças indígenas e instrumentos da época da escravidão. Curiosidade: aqui uma gameleira "se casou" com um cajueiro, se entrelaçaram e constituíram uma só árvore. Fica na avenida Perimetral s/n. Abre diariamente, das 8h às 17h.

Igreja Cristo Redentor
Exibe uma coluna de 35 metros de altura. No topo, a estátua de Cristo. Fica na rua Monsenhor Hélio Campos, s/n.

Forte Schoonenborck
Deste forte nasceu Fortaleza. Construído em 1649 por Mathias Beck, durante a ocupação holandesa, o forte foi retomado pelos portugueses em 1654, que o rebatizaram com nome de Nossa Senhora da Assunção. Fica na avenida Alberto Nepomuceno, s/n. Abre de terça a domingo, das 8h às 17h.

Farol do Mucuripe
Estilo barroco, erguido pelos escravos (1846) em homenagem à princesa Isabel. Restaurado em 1994, abriga o Museu do Farol - reprodução de desenhos, fotografias, ilustrações e trechos de romances que registram o período colonial e as presenças holandesa e portuguesa. Fica na rua Vicente Castro s/n. Abre de segunda a sexta, das 7h às 17h, aos sábados e domingos, das 8h às 12h.

Estátua de Iracema
Composta de três elementos -o guerreiro, uma criança e Iracema-, a escultura é uma homenagem à célebre personagem de José de Alencar e fica no local onde "a virgem dos lábios de mel" esperava que seu amor regressasse: o cais do porto. Fica na avenida Beira Mar, praia do Mucuripe.

Monumento ao Vaqueiro
Fica na praça Brigadeiro Eduardo Gomes (em frente ao Terminal de Aviação Geral).

Mini-museu Firmeza
Peças de arte popular e erudita. Pinturas, gravuras, desenhos, catálogos e peças artesanais. Trabalhos de Aldemir Martins e Antônio Bandeira. Fica na estrada Mondubim, km 13, casa 2.259. Abre de terça a domingo, das 8h às 18h.

Museu de Arte e Cultura Popular
Peças religiosas, recreativas e utilitárias do cotidiano do homem cearense. Entre elas, uma jangada primitiva e um tear. Fica na rua Senador Pompeu, 350. Abre de segunda a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos, das 8h às 12h.

Museu de Artes Plásticas
Arte sacra, xilogravura popular. Obras de Aldemir Martins, Antônio Bandeira e Raimundo Cela. Fica na avenida da Universidade, 2.854. Abre de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Museu do Ceará
São quase 1.600 peças históricas e mais de 1.300 antropológicas sobre o processo de ocupação do Estado -dos fósseis aos conquistadores. Fica na rua S. Paulo, 51. Abre de terça a sexta, 8h30 às 17h, aos sábados, das 8h às 12h30, e aos domingos, das 12h às 17h30.

Museu do Maracatu
Peças de vestuário, objetos de senzala, instrumentos musicais ligados à história do maracatu. Fica na rua Rufino de Alencar, 632. Abre de terça, quarta e sexta, das 9h às 17h.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).