Folha Online 
Turismo

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Verão 08/01/2004 Destinos - Itanhaém
Veja Fotos

Passeios turísticos em Itanhaém

Destroços de navios
No município há destroços de três navios naufragados: Rio Negro (Companhia Nacional de Navegação, 1880); Araponga (Companhia de Navegação Costeira, 1943) e o Tocantins (1933). O local onde afundou o navio Tocantins é o de mais fácil acesso. Quem mergulhar no Parcel Saco de Bananas terá mais segurança para apreciar os destroços.

Convento Nossa Senhora da Conceição
Localizado o alto do morro de Itaguaçu, no centro da cidade. Construído em 1.563. Sua origem é a capela dedicada à santa, concluída em 1.532, data da fundação da cidade. Como o marco inicial (Cruzeiro do Convento), é um das primeira igrejas construídas no Brasil e está aberta à visitação.

Casa de Câmara e Cadeia
Construída no século 16, o que valeu ao povoado o status de vila. Foi reformada em 1829 sobre o antigo edifício da cadeia velha. O prédio foi totalmente restaurado entre 1999 e o início de 2000. No local, funciona atualmente a Casa da Memória.

Igreja Matriz de Sant’Anna
Localizada na praça Narciso de Andrade, foi concluída em 1761. O monumento a Anchieta, do escultor Luiz Morrone, em frente à Igreja, é também muito visitado especialmente após o início do processo de canonização pelo Vaticano. No local há a imagem da Virgem de Anchieta, feita em barro cozido há mais de 400 anos.

Morro do Sapucaitava (ou Itaquanduva)
Tem uma trilha ecológica bastante visitada. A entrada fica ao lado do Itanhaém Iate Clube (praia do Sonho). A trilha leva à praia da Saudade e ao cume, que dá vista para a praia dos Pescadores.

Morro do Piraguyra
Tem trilhas que cortam a floresta. Do seu lado esquerdo, avista-se o mar e a praia dos Sonhos. Do lado direito, o rio Itanhaém, por meio de trilhas entre a mata cerrada. Da rua que divide o morro ao meio, é possível ver parte da praia do Sonho e adjacências, em mirantes dispostos ao longo da rua.

Morro do Paranambuco
Em seu cume há uma pedra que, vista de determinados ângulos, parece o perfil de uma mulher egípcia, fato que a tornou conhecida como a Pedra da Esfinge. Surgiu devido à escavação do cume do morro, no processo de urbanização.

Praia dos Sonhos
Com 800 metros, a praia termina em um costão, onde se localizam a praia das Conchas, a gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Cama de Anchieta (segundo a lenda, o padre Anchieta repousava e meditava nessa pedra). É uma das praias mais famosas da cidade.

Praia dos Pescadores
Entre a foz do rio Itanhaém e a praia dos Sonhos. Tem pedras e vegetação nas encostas do morro do Sapucaitava. Desta praia tem-se acesso à ilha das Cabras. No local está o monumento Mulheres de Areia esculpido por Serafim Gonzales. É a mais procurada por quem pratica surf.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).