Folha de S.Paulo Moda
* número 18 * ano 5 * sexta-feira, 11 de agosto de 2006
Folha Online
 
Texto anterior | Índice | Próximo texto

moda / novos

No limite da realidade



Esther Varella



Divulgação

Nem bem chegou de Nova York, onde morou dez an os, a fotógrafa paulistana Esther Varella, 27, já conquistou nomes respeitados da moda. “Esther tem o que mais está em falta no Brasil: delicadeza”, diz o fotógrafo Miro. “O trabalho de Esther busca o refinamento na melancolia e expõe aos olhos sua ilimitada sensibilidade e senso de equilíbrio. Gera o elogio do olhar”, afirma o designer gráfico Grampa, da Lobo Design.

Os elogios não partem apenas dos brasileiros. “Há calma, tranquilidade, um ar de reminiscência nas fotos de Esther”, diz o editor Steve Pyllos, da revista “New York Arts”, que vai publicar neste mês trabalhos da artista. Em Nova York, seu o olhar muito poético agradou também a outras revistas, como “Nylon” e “Big Magazine”, para as quais trabalhou. “Gosto de arte em todas as formas, mas não consigo desenhar ou pintar com tanta facilidade. A câmera virou minha extensão. Com ela consigo juntar o que vejo e o que sinto”, conta Esther.

Fascinada pelos extremos da sensibilidade, Esther também se dedica a um projeto pessoal de fotografar asilos, hospitais e hospícios. “Sou fascinada pelas situações em que o pensamento e a emoção se tornam tão limitados que o contato com a realidade é perdido”, diz. (Eduarda de Souza)
Texto anterior | Índice | Próximo texto
 

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).