Livraria da Folha

 
09/09/2010 - 17h00

Saiba quem são "os três porquinhos" da sociologia

da Livraria da Folha

Max Weber (1864-1920), Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883) são considerados os fundadores da sociologia, e, por isso, nomeados carinhosamente de "os três porquinhos" pelos estudantes e professores da área.

Divulgação
Weber explica como a religião contribuiu para o desenvolvimento capitalista
Weber explica como a religião contribuiu com o capitalismo

Presentes na bibliografia básica de qualquer curso de ciências sociais, cada um dos teóricos contribuiu de forma significante para a estrutura teórica das pesquisas sobre a sociedade e sua relação com os indivíduos.

Weber foi de vital importância para a análise da religião. Alemão de família religiosa, escreveu "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo". O livro apresenta a Reforma Protestante como um dos principais fatores para o desenvolvimento capitalista.

Pai da escola francesa de sociologia, Durkheim, influenciado pelo filósofo positivista Augusto Comte (1798-1857), procurou dar um aspecto mais científico ao novo ramo do conhecimento. Criou conceitos como "socialização" e "consciência coletiva".

Em "As Regras do Método Sociológico" Durkheim expõe os princípios fundamentais para se estudar os fenômenos sociais, estabelecendo os objetivos e limites da ciência. "O Suicídio" é considerado por muitos acadêmicos como sua principal obra.

Mais famoso dos três pensadores, Marx analisou a economia e a política como poucos filósofos fizeram. "O Manifesto Comunista" e "O Capital" são seus textos mais conhecidos e influentes.

Conheça mais sobre sociologia na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página