Livraria da Folha

 
01/07/2010 - 17h13

Bissexual quer sexo rápido com homem e relação duradoura com mulher; leia trecho

da Livraria da Folha

Reprodução
Terapeuta ensina a entender desafios da homossexualidade
Terapeuta dedica capítulo para entender a bissexualidade

"A Experiência Homossexual" foi o livro mais vendido em junho na Livraria da Folha. Escrita pela terapeuta Marina Castañeda, a obra reúne explicações e conselhos para gays, suas famílias e profissionais da psicologia, com base na experiência da especialista em consultórios e em estudos contemporâneos sobre os principais conflitos.

Mas o livro também dedica um capítulo ao fenômeno da bissexualidade nas mulheres e nos homens, identificando problemas e dando recomendações. A autora apresenta respostas para uma série de questionamentos feitos a partir da página 277:

"Como as pessoas sabem que são bissexuais, e não homossexuais ou heterossexuais? Não são simplesmente indecisos? Como podemos nos sentir atraídos pelos homens e pelas mulheres ao mesmo tempo? E, no plano afetivo, como podemos amar duas pessoas ao mesmo tempo? Qual caminho é preciso percorrer para chegar aí? Ou, então, nascemos bissexuais? Se sim, será que encontraremos um dia um 'gene da bissexualidade'? É verdade que no fundo todo mundo é bissexual? Então por que, em sua imensa maioria, as pessoas se definem seja como homossexuais, seja como heterossexuais? Trata-se de um mito, de uma moda, ou de uma realidade até agora pouco entendida?"

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

No capítulo sobre a bissexualidade (29 páginas), a terapeuta reproduz depoimentos de pacientes. Um deles explica ter com as mulheres relações mais duradouras. "O problema com os homens é que dura pouco. Os homens são como a caça: você vai à procura de uma presa, e quando a pega, acabou, perde o interesse."

Leia trecho.

*

A BISSEXUALIDADE NOS HOMENS

Por seu lado, os homens bissexuais buscam em suas relações com outros homens o que lhes faltam em suas relações heterossexuais: relações sexuais mais freqüentes, mais intensas e mais variadas, assim como afinidades mais importantes. Apreciam a liberdade que suas relações masculinas lhes oferecem, que não implicam necessariamente o engajamento afetivo nem as responsabilidades inerentes às relações heterossexuais. Por que não se tornam homossexuais, simplesmente? Porque sentem também a necessidade de relações mais íntimas do que aquelas, freqüentemente impessoais, encontradas com outros homens; e lhes faltam a estabilidade e os filhos do casal heterossexual.

Opinião de um bissexual de 52 anos.

"Tenho um leque muito maior de possibilidades com os homens. O número de mulheres com quem eu poderia me relacionar é muito restrito, seria preciso alguém muito especial. Enquanto com os homens tenho muito mais interesses em comum; no plano sexual, você sabe exatamente como funciona a sensualidade do outro. O problema com os homens é que dura pouco. Os homens são como a caça: você vai à procura de uma presa, e quando a pega, acabou, perde o interesse. Depois, há também um aspecto tribal que é muito excitante. Com as mulheres é como a agricultura: você cultiva a relação, cuida dela, e depois a vê crescer, vê seus frutos; tem seus ciclos, como a natureza. É uma relação mais profunda e mais prolongada.

Meus melhores amigos são mulheres. Encontro nelas uma compreensão, uma confiança me uma aceita que são muito gratificantes. É com elas que tenho mais continuidade e constância na amizade --tenho com elas relações muito mais duradouras do que com os homens. Com meus amigos tive relações muito intensas, mas momentâneas. As pessoas que tiveram efeitos duráveis sobre mim, que influenciaram minha personalidade e meu modo de ser, que mudaram minha visão de mundo foram mulheres. Não tenho equivalente masculino em minha vida. Contudo, a maior parte das minhas fantasias sexuais é com homens. Para mim, o sexual e a estética encontram-se do lado dos homens; o afetivo, mais do lado das mulheres. A bissexualidade parece-me a escolha ideal."

Vemos assim que a bissexualidade não é somente uma questão de erotismo. Compreende uma série de elementos afetivos, sociais e ideológicos que faz dela uma opção talvez "ideal", mas certamente completa e difícil de viver.

*

"A Experiência Homossexual"
Autora: Marina Castañeda
Editora: A Girafa
Páginas: 328
Quanto: R$ 13,90 (preço promocional, por tempo limitado)
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página